sábado, 15 de setembro de 2012

HOMILIA - NOSSA SENHORA DAS DORES

HOMILIA
NOSSA SENHORA DAS DORES
SEMINARIO MATER ECCLESIAE 2012
Pe Antonio Rivero, L.C.

Festa que completa a festa de ontem sobre a Exaltação da Cruz: “A cruz de Cristo também forma parte do Kit do seguidor de Cristo”. Maria foi a primeira em participar da cruz de seu filho Jesus. Simeão profetizou esta participação com a imagem de uma espada: “uma espada traspassará a alma”.
 
Falemos dessa espada: quem é essa espada, o que fez essa espada em Maria, como Maria reagiu diante dessa espada, e o que quer fazer em nós.
 
1. Quem é essa Palavra? Diz santo Ambrósio, seguindo o que diz Hebreus 4, 12, é a Palavra de Deus, o Logos, que é Cristo. “A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que una espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hebr 4, 12).
 
A palavra “espada” sai 399 na Bíblia. O que significará?
 
Gn 3,24: “Os querubins armados de uma espada flamejante para guardar o caminho da arvore da vida”.
Apoc 19, 21: “Os demais foram mortos pelo Cavaleiro (Cristo) com a espada que lhe saia da boca”.
São Paulo diz que devemos levar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus (Ef 6, 17). Só a espada é dedicada ao combate. As outras armas, não: couraça da justiça, o escudo da fé, o capacete da salvação...porque a nossa luta é contra príncipes do mundo tenebroso, forças espirituais do mal.
 
2. O que fez essa espada em Maria?

Essa espada foi aos poucos se cravando e penetrando na alma de Maria, na sensibilidade de Maria, na afetividade de Maria. Logicamente também seu corpo participava do sofrimento do espírito. E provocou, como nos diz a tradição da Igreja, 7 dores terríveis em Maria:
 
·     A profecia de Simão: uma espada de dor atravessará teu coração.

·     A fuga a Egito. Que dor para essa Mãe!

·     A perda de Jesus no templo durante três dias. Que terrível pesadelo e dor!

·     Encontro de Jesus no caminho ao Calvário.

·     Ver a seu filho morrer na cruz, humilhado...

·     Lança do soldado também atravessou a alma de Maria.

·     Sepultura de Jesus.


A espada da Palavra o que fez em Maria?  Quando essa Palavra entrou e penetrou na vida de Maria atingiu a alma de Maria, convertendo-a, não só em Mãe do Redentor, mas também em Mãe dos redimidos, de cada um de nós. Autêntica mudança substancial na alma e no coração de Maria! Nova missão!
 
 
Por tanto, Maria participou realmente e cooperou misticamente no Sacrifício de Cristo para salvar a humanidade. Que nobre missão! É verdade que ainda não foi proclamado o quinto dogma pelo Papa: “Maria corredentora” para não obstaculizar o esforço pelo ecumenismo. Mas implicitamente a Igreja considera a Maria como corredentora desde o século IV. Diz santo Agostinho: “Cristo com a sua Paixão nos redimiu...e Maria com a sua Com-Paixão”. Ambas, Paixão e Compaixão foram simultâneas. A espada da Palavra de Deus entrou na alma de Maria e produziu essa mudança de vida e de missão..
 
3. E o que nos diz a nós esta festa?  Sabemos que essa espada, como espada de Dâmocles, cai continuamente sobre a cabeça de nós cristãos. Também sobre nós essa espada está nos esperando em cada canto de nosso dia-a-dia, se quisermos acompanhar a Cristo na obra da Redenção e elevação da humanidade...e levar o espada com o sangue bendito de Cristo que sara, limpa, consola, defende do Mal.
 
São Paulo diz que devemos completar na nossa carne o que falta ao sofrimento de Cristo, pelo seu corpo que é a Igreja (Col 1, 24). Por tanto, há algo –e muito!- a ser completado no corpo místico de Cristo, que é a Igreja. Muito a ser purificado, santificado, limpado e defendido por essa espada.
 
Essa espada ensanguentada com o sangue de Cristo tem que atravessar a cada um de nós, para matar em nós o que não é digno de nossa condição de cristãos ou está podre, como a espada de Hamlet ao matar ao rei adúltero Claudio no drama de Shakespeare. Essa espada de Cristo tem que atingir nossa afetividade e purificá-la. Essa espada de Cristo em que entrar na nossa vontade e inocular nela a força da graça para fazê-la forte e decidida. Temos que levar essa espada ensanguentada de Cristo no nosso mundo e deixar que toque nossa boca para que só preguemos a mensagem divina com a espada da Palavra de Cristo que tem a força para animar, consolar, curar, purificar.
 
Bela festa que nos lembra: sem dor e sem sofrimento não podemos ser dignos discípulos de Cristo...porém, marcados com o sangue do Cordeiro (Apoc 12,11) seremos reconhecidos no dia do juízo final e entraremos limpos no banquete celestial, onde está Cristo e Maria a sua direita.
 
Seja louvado nosso Senhor Jesus Cristo e Maria Dolorosa!
 

Nenhum comentário: