segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Grupo de Oração: lugar de Curas e Milagres


(...) A graça compreende igualmente os dons que o Espírito nos concede (...), para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e com o crescimento do corpo de Cristo, a Igreja. São as graças sacramentais (...). São, além disso, as graças especiais, chamadas também "carismas" (...). Seja qual for seu caráter, às vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os carismas se ordenam à graça santificante (...). Acham-se a serviço da caridade, que edifica a Igreja(CIC 2003).

Milagre é todo acontecimento ou fato que foge das leis naturais e que a ciência não consegue explicação. Os Milagres são operados pelo próprio Jesus, que age por misericórdia em favor do homem, contrariando as leis da natureza. A cura é a resposta de Deus a uma oração; é a ação de Deus na vida do homem (Ex 15,26; Mt 8,16-17).

Desde que a RCC surgiu, muitas pessoas foram transformadas pelo poder do Espírito Santo. As manifestações do poder de Deus se tornaram algo impactante e revelador para muitas pessoas em todo o mundo através dos Grupos de Oração, essas manifestações foram extraordinárias através de curas e milagres, cumprindo-se uma promessa de Deus de que “esses milagres acompanhariam os que acreditassem” (Mc 16,17).

Essas manifestações em nossos Grupos de Oração não podem acabar, muito menos esfriar, pois “Jesus é sempre o mesmo ontem, hoje e por toda a eternidade” (Hb 13,8). Quando Jesus enviou os apóstolos a evangelizar, deu-lhes o poder de expulsar todos os espíritos imundos e de curar todas as enfermidades (cf. Mt 10,1), e esse mandato precisa ser fortalecido e colocado em prática semanalmente nas reuniões de oração, pois este “é o lugar da expectativa e, ao mesmo tempo, da realização da promessa perene de Deus; é o Cenáculo de Pentecostes dos dias atuais” (Apostila Grupo de Oração, Módulo Básico).

Algumas condições para receber e ser canal de curas e milagres:

1. É preciso ter fé – O Senhor manifesta o seu poder de cura e milagres para dar fé a quem não tem e aumentar a fé de quem já tem. No dia da transfiguração do Senhor, um pai levou o dele filho possuído pelo demônio e os discípulos não conseguiram expulsar. Depois que Jesus o libertou, eles perguntaram a Jesus por que não conseguiram fazê-lo. Ele respondeu-lhes: “por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: Se tiverdes fé (...), nada vos será impossível”. Mt 17, 15-20 .

2. É preciso pedir – A Palavra de Deus diz que tudo que pedirmos ao Pai, em nome de Jesus e com fé, Ele nos concederá (Jo 14,13). E ainda orienta: “pedi e recebereis, buscai e achareis...’ (Lc 11,9-10).

3. ldentificar a causa – algumas enfermidades estão relacionadas a outros fatores como a necessidade de dar e receber o perdão, a traumas adquiridos durante toda a vida, em alguns casos desde o ventre materno, carência de amor, talvez precise de arrependimento de seus pecados ou até mesmo renunciar práticas ocultas e ao homem velho (Ef 4, 22). Entretanto, Deus realiza seus prodígios quando e da forma que Ele quer “porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar” (Fl 2,13). Muitas vezes, independente dessas condições. Deus cura e liberta porque, além de amar com um amor incondicional (Os 11,1-4), Ele quer a pessoa sarada, limpa e purificada. Quando uma pessoa vai ao Grupo de Oração, é necessário, acima de tudo, que ela se sinta amada e acolhida, principalmente quando ela mais necessita, seja por uma enfermidade ou outra situação. O papel mais importante para o exercício do carisma de curas e milagres é deixar-se conduzir pelo Espírito Santo. É fazer com que as pessoas se sintam acolhidas, amadas e edificadas com a ação de Deus através do irmão que o acolheu.

Podemos até nos questionar: Em que momento pode acontecer a manifestação de curas e milagres no Grupo de Oração? Nossos Grupos precisam ser celeiros de curas e milagres; a cura acontece desde o acolhimento, quando a pessoa é recebida com um aperto de mão e um abraço, ali já começa o processo de cura e libertação na vida daquela pessoa. Durante a reunião, no ciclo carismático, podem ser usadas dinâmicas de orar um pelo outro, um abraço, usar a criatividade e as moções que vêm do Espírito.

Não podemos esmorecer na fé, nem deixar que a modernidade e o mundo dominado pelo pecado nos tirem da graça de Deus ou esfriem a fé daqueles que o Senhor confiou a cada um de nós. É necessário, acima de tudo, saber que toda semana temos um encontro marcado com Jesus no Grupo de Oração, que é um lugar abundante de curas e milagres.

Tony Sá

Grupo de Oração Luz e Salvação- Santarém (PA)
Membro do Núcleo Nacional do Ministério de Oração por Cura e Libertação


Nenhum comentário: