sábado, 20 de janeiro de 2018

EVANGELHO DO DIA (Mc 3,20-21)

ANO "B" - DIA: 20.01.2017
2ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

COMENTÁRIOS:
"Tenhamos a coragem de viver o Evangelho de Cristo"

Não se deixe entristecer, perder o ânimo e a coragem, de viver o Evangelho por aqueles da sua casa

“Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si” (Marcos 3,21).

No Evangelho de hoje, vimos que tantas pessoas se aglomeram ao redor de Jesus, queriam tocar n’Ele, queriam ouvi-Lo e de Jesus saia uma graça que toca, cura, liberta, mas os parentes d’Ele não O compreenderam, não O acolheram, não tiveram comunhão com Ele. Os parentes de Jesus agarraram-No e diziam: “Jesus! Está fora de si”.

Quando olhamos para esse Evangelho, percebemos que muitas vezes, estaremos em comunhão, em harmonia com os nossos parentes, porém, muitos não acolhem e não aceitam que sejamos de Deus, da Igreja, que tenhamos uma vida em Deus e cresçamos na nossa comunhão com Ele.

Não somos melhores e nem devemos ser melhores do que nossos parentes, não devemos rejeitá-los, pelo contrário, temos que amar os nossos. Há uma distinção de família, assim como na família de Jesus: Sua mãe, Seus pais e os parentes mais próximos; e ainda têm aqueles mais distantes, que são os familiares de Jesus. Na nossa vida também é assim, porém, Jesus estabelece uma nova ordem quando escutamos: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade do meu Pai”, porque para Jesus, em primeiro lugar, está a Sua missão: realizar na Sua vida a vontade do Pai.

Precisamos também priorizar isso, a nossa missão. Mas, muitas vezes, entraremos em choque ou não seremos aceitos por nossos parentes, pessoas próximas a nós, que nos viram crescer. Muitos acham que queremos aparecer, que viramos beatos ou queremos ser “santinhos” demais.

Precisamos querer ser santos, fazer a vontade de Deus, ainda que os nossos familiares não compreendam, não acolham e não comunguem conosco.

Muitas pessoas sofrem para viver o Evangelho, por exemplo: uma mulher quer viver o Evangelho e o marido não aceita; por vezes acontece até dos filhos quererem viver o Evangelho, e os pais não os incentivarem; ou ainda, membros da sua família se afastaram de você.

É uma pena, mas não deixe de seguir Jesus, de ser firme n’Ele; e não deixe de amar os seus. Não se deixe entristecer, perder o ânimo e a coragem, de viver o Evangelho por aqueles da sua casa, pelos seus parentes que não compreendem aquilo que Deus está realizando na sua vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: