sábado, 20 de julho de 2019

EVANGELHO DO DIA (Mt 12,14-21)

ANO "C" - DIA: 20.07.2019
15ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Acolher a Palavra é acolher Jesus"

“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito” (Mateus 12,18).

Quando Jesus toma posse da profecia de Isaías e faz com que a Palavra se cumpra nele, Ele está nos dizendo que precisamos tomar posse da Palavra de Deus. Precisamos, de fato, nos apossar da Palavra para que ela também se aposse de nós, para que ela esteja em nós e possamos realizar a missão de Jesus.

Não basta sabermos ou conhecermos a Palavra, precisamos deixar que ela seja viva em nós. Os fariseus conheciam as Leis e as Escrituras, mas não tinham a Palavra de Deus viva neles, por isso o Evangelho começa narrando que eles saíram e fizeram um plano para matar Jesus.

Jesus é a Palavra de Deus viva e encarnada. Quando não acolhemos a Palavra, quando não vivemos por intermédio dela, quando ela não dirige nem ordena os nossos passos e a nossa vida, nós a condenamos, opomo-nos a ela e somos indiferentes à Palavra. E de, alguma forma, damos as nossas escusas, razões humanas e intelectuais para nos opor aquilo que é a força viva da Palavra de Deus no meio de nós.
Precisamos acolher Jesus acolhendo a sua Palavra, porque só Ele tem palavras de salvação

Opor-se à Palavra é opor-se a Jesus. Opor-se à Palavra é colocar-se contra Jesus. Acolher a Palavra é acolher Jesus, pois nela repousa o Espírito, para que Ele anuncie às nações a Palavra do Senhor. Esse mesmo Espírito também repousa sobre nós, está em nós, porque em Jesus fomos batizados para que como Ele, com Ele e n’Ele realizemos a missão profética, que é anunciar e proclamar a Palavra com todas as consequências que ela tem. 

É a Palavra que cura, liberta, salva, restaura, renova e faz o Reino de Deus acontecer. Aproximamo-nos de Deus, porque a Sua Palavra se aproxima de nós e nos coloca em comunhão com Ele, por isso precisamos acolher Jesus acolhendo a Sua Palavra, porque só Ele tem palavras de salvação, palavras que curam, libertam e restauram.

Hoje, colocamo-nos na presença d’Ele e dizemos: “Senhor, que a Sua Palavra se realize em mim, e que eu me torne também servo da Sua Palavra. Eu sou o servo que o Senhor escolheu, o servo amado do Pai, mas que o Seu Espírito esteja em mim, para que eu leve a Palavra aos corações, às nações, onde eu estiver e para onde o Senhor me enviar”.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: