sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Projeto Comunhão e Partilha da CNBB financia a formação de 319 seminaristas em 42 dioceses em 2024

A Comissão Especial para a Comunhão e a Partilha se encontrou presencialmente na segunda-feira, 18, pela primeira vez após a renovação de seus membros na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF).

O objetivo do encontro foi a avaliação das ações desenvolvidas em 2024, realização do balanço dos repasses feitos às dioceses e ao Colégio Pio Brasileiro, em Roma, o colégio da CNBB. A Comissão também se dedicou à elaboração do seu regimento.

A comissão agora conta com dois assessores, o representante do Conselho Nacional de Presbíteros (CNP), padre André Luís do Vale e o padre Guilherme Maia Júnior, também assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC).


Frutos do Comunhão e Partilha

Em 2024, o projeto Comunhão e Partilha enviou apoiou a formação de 319 seminaristas em formação em Filosofia e Teologia em 42 dioceses/prelazias brasileiras perfazendo um total de repasses mensais de R$ 474.597,00.

O próprio assessor da Comissão, o padre Guilherme recebeu, em sua formação, apoio do projeto Comunhão e Partilha. O padre Guilherme conta que, em seu caso, quando seminarista, a sua diocese Coxim (MS), foi contemplada com recursos do projeto para financiar sua formação.

Ele se alegra agora com o fato de agora a diocese poder compartilhar um sacerdote para o trabalho na CNBB como assessor da própria Comissão Especial para a Comunhão e Partilha. “Minha diocese, por ter recursos escassos, até hoje é contemplada pelo projeto”, disse padre Guilherme (à esquerda na foto).

Membros da Comissão
Dom João Aparecido Bergamasco – presidente
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros
Dom Cleonir Paulo Dalbosco
Dom Cleocir Bonetti
Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva

Assessores
Padre André Luís do Vale
Padre Guilherme Maia Júnior


Nenhum comentário: