ANO "C" - DIA: 10.04.2025
5ª SEMANA DA QUARESMA (ROXO)
— Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz. Não fecheis os corações como em Meriba!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51 "Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte". 52 Disseram então os judeus: "Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: 'Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte'. 53 Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?". 54 Jesus respondeu: "Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55 No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56 Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se". 57 Os judeus disseram-lhe então: "Nem sequer cinquenta anos tens , e viste Abraão!?" 58 Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou". 59 Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Céu × inferno"
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Que pretendes tu ser?’ Jesus respondeu: ‘Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é meu pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus'” (João 8,51-59).
Guardar a Palavra de Cristo
Amados irmãos e irmãs, no dia de ontem, Jesus usou uma palavra que marcou o nosso coração. Se quisermos ser verdadeiramente Seus discípulos, temos de ouvir a Sua palavra e seremos livres.
Uma palavra semelhante Jesus nos fala, hoje, no início do Evangelho. “Em verdade eu vos digo, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Vamos tentar associar a liberdade que nós escutamos hoje com aquilo que Jesus está falando: guardar a Sua palavra para permanecemos na vida e jamais vermos a morte.
A morte, aqui, precisa ser contextualizada, pois Jesus está falando da vida eterna e da condenação eterna, ou seja, do céu e do inferno. Quando Ele fala que quem guarda a Sua Palavra jamais verá a morte, significa que conhecerá o inferno. É muito difícil essa palavra nos tempos de hoje, porque já não é usada mais pelos padres, pelos pregadores, por aqueles que anunciam a Palavra de Deus por medo de causar uma estranheza no coração das pessoas. E isso, meus irmãos, pode nos levar a ter uma consciência laxa.
E é isso que o demônio quer, que você não saiba da existência do inferno e continue no seu pecado. Meus irmãos e minhas irmãs, é algo de matéria grave. Ou seja, se nós não nos dermos conta de que existe o pecado venial, que existe o pecado mortal, e que se nós não nos desvencilharmos disso, se nós não nos tornarmos pessoas livres, nós vamos viver aquilo que Jesus está falando aqui, a realidade do inferno.
E não estou falando para criar medo no seu coração, é para que você tome consciência do que é o pecado e do que ele pode gerar em nós. O próprio Paulo nos fala: o salário do pecado é a morte.
Em outras palavras, é o que Jesus nos falou. Aquele que guarda a minha palavra, jamais verá a morte. Por isso, peçamos ao Senhor a graça de sermos ouvintes e praticantes da Sua Palavra, pois quem ouve, prática e acolhe a palavra jamais verá a morte, ou seja, jamais permanecerá no pecado, jamais permanecerá na escuridão e terá um coração livre.
Isso, meus irmãos, trata-se da liberdade do pecado, mas também da liberdade diante da morte. “E se alguém observa a minha palavra, jamais morrerá, jamais verá a morte”. Por isso eu quero dizer para você: se conheceres a Cristo e a Ele se entregar, você viverá uma vida em paz, fazendo a vontade de Deus.
Que o Senhor nos ajude e que o Senhor nos inspire bons propósitos.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário