segunda-feira, 23 de julho de 2018

EVANGELHO DO DIA (Mt 12,38-42)

ANO "B" - DIA: 23.07.2018
16ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.

40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"O mal precisa ser eliminado do meio de nós"

O mal parece uma erva daninha escondida, mas toda erva daninha tem que ser eliminada. O mal não pode morar dentro de nós

“Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas” (Mateus 12,39).

Jesus chamou a sua geração de má e adúltera, porque se deixou levar pelas maldades e perversidades do coração humano, que, perdido em meio ao mal, deixou-se guiar por ele. Uma geração adúltera é a geração que, de fato, adultera, muda e transgride a verdade.

A geração em que vivemos não é diferente, ela é geração cercada por maldades, as quais vemos nas grandes manchetes nos jornais a cada dia, como roubos, assassinatos, crimes hediondos. Há, no entanto, uma maldade escondida no recanto de cada coração humano. Há a maldade de querer o mal do outro, de desejar o mal ao outro e de felicitar-se com o mal que acontece com o outro. O mal parece uma erva daninha escondida, mas toda erva daninha tem de ser extirpada, eliminada, cortada, e o mal não pode morar dentro de nós.

A nossa geração é adúltera, porque deixa Deus por qualquer coisa, para servir outros deuses; é uma geração que se prostitui facilmente com as seduções, com os enganos, as ilusões do mundo em que vivemos. O grande adultério da humanidade é trocar Deus pelos ídolos deste mundo. Mas como uma geração má e adúltera pode encontrar os sinais de Deus? Aqui está outro erro: uma geração que, muitas vezes, quer milagres e sinais do Céu. “Nenhum sinal nos será dado, a não ser o sinal de Jonas”.

Qual é o sinal de Jonas? Jonas é o sinal do Ressuscitado, porque ele ficou três dias dentro da baleia e depois saiu. Precisamos fazer a experiência de morrer para o mundo e para tudo aquilo que nos faz pervertidos, adúlteros. Precisamos renascer para a graça.

O sinal de Jonas é o sinal de conversão, de vida nova e transformação. Se quisermos ver um sinal de Deus, olhemos para as pessoas que se permitem ser mudadas e transformadas pela graça de Deus. A pessoa que fazia uma coisa errada, agora está fazendo o que é certo; a pessoa que viveu uma vida pregressa no erro, agora encontrou o caminho certo. O grande sinal de Deus são as vidas transformadas, porque Jesus veio para transformar a nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: