sábado, 24 de dezembro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mt 2,13-18)

ANO "A" - DIA: 24.12.2022
4ª SEMANA DO ADVENTO (VERMELHO)
MEMÓRIA DOS SANTOS INOCENTES MÁRTIRES

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Testemunhe com a sua vida as maravilhas do Senhor"

“Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo’” (Lucas 1,67-68).

Estamos às vésperas da grande Solenidade do Natal, do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Antes de comemorarmos a grande Festa do Natal, a Liturgia do dia 24, nos apresenta a profecia que saiu da boca de Zacarias.

Acompanhamos esses dias que Zacarias havia duvidado do Senhor; ele — que havia rezado ao Senhor pedindo às Suas graças, e Deus, nosso Pai, o visitou, concedendo a ele a graça de um filho —, duvidou naquela hora e, por isso, ficou mudo.

Zacarias aprendeu com a sua mudez, aprendeu com a sua incredulidade, aprendeu que deveria confiar e acreditar em Deus. E, finalmente, a promessa do Senhor também se cumpriu na sua vida e ele teve o seu filho juntamente com Isabel — João Batista.

É nesse contexto que o filho João Batista nasceu, que a sua língua se desenrola. Ele aprendeu a lição e, agora, estava proclamando as maravilhas de Deus porque, finalmente, da incredulidade ele passou para a credulidade. Profetizou, a princípio, a respeito do Filho de Deus, mas também do seu filho, da salvação que nos veio em Cristo Jesus. Ele profetizou bendizendo a Deus.
Vamos, juntamente com Zacarias, proclamar as maravilhas de Nosso Senhor

Se antes ele tinha sido infiel e incrédulo, ficou mudo; agora, acreditando em Deus, ele profetizou e bendisse a Deus.

A primeira parte deste belo hino que Zacarias compôs apresenta a história da salvação, apresenta a promessa de Deus que se cumpriu, o Senhor que veio na Sua misericórdia libertar e salvar o Seu povo. E, depois, Zacarias fala a respeito do seu filho, que veio como precursor, veio preparar o caminho para a vinda de Cristo.

Meus irmãos, peçamos a graça ao Nosso Senhor de acreditarmos nas promessas de Deus, pois elas haverão de se cumprirem. Acreditemos, a promessa de Deus já se cumpriu em Cristo Jesus.

Que o nosso coração se alegre pela presença de Cristo no meio de nós, que o seu coração possa se alegrar! É verdade, são muitos os desafios que temos, as tristezas que vivemos, talvez, durante todo esse ano, mas a alegria do Natal deve tomar conta do nosso coração. Vamos, juntamente com Zacarias, proclamar as maravilhas de Nosso Senhor, como ele proclamou.

Proclamemos com a nossa vida, com as nossas palavras, proclamemos as maravilhas do Senhor com o nosso testemunho.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: