ANO C - DIA: 26.01.2016
3ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.
COMENTÁRIOS
"Reacendamos o dom que recebemos de Deus"
Que possamos reacender o dom, a graça e a chama da fé que recebemos em nossa vida
“Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus, que recebeste pela imposição das minhas mãos”(2Tm 1, 6).
Celebramos os apóstolos São Timóteo e São Tito, dois discípulos de São Paulo, grandes colaboradores da missão que este apóstolo teve na edificação da Palavra de Deus nas primeiras comunidades cristãs.
O que ouvimos, hoje, na Segunda Carta que São Paulo dirigiu a Timóteo, é a exortação para que este pudesse reacender e reavivar a chama do dom de Deus que recebeu, para que não permitisse que essa chama se apagasse.
São Paulo recorda a Timóteo a fé sincera que sempre teve, sobretudo a fé que recebeu de sua avó Lóide e sua mãe Eunice. É como se fizesse uma releitura, uma retomada da história de salvação deste homem escolhido por Deus, que é Timóteo.
Sabe, meus irmãos, a fé é reativada, iluminada quando fazemos memória; e isso não significa simplesmente recordar, relembrar. É atualizar, fazer presente, é não deixar que algo que recebemos no passado fique simplesmente no passado.
Não se esqueça de que a chama de Deus, que foi acesa em nosso coração no dia do nosso batismo, não foi somente para aquele momento, mas para que iluminasse toda a nossa vida até a eternidade. Não podemos deixar que essa chama se apague, que fique ofuscada e esquecida. Precisamos reavivá-la, reacendê-la, pegarmos o entusiasmo do primeiro amor e deixar que Ele mova os nossos corações!
Quantos de nós começamos no seguimento de Jesus Cristo com entusiasmo, com gama, com uma vontade única de mudar de vida e nos encontramos tantas vezes desanimados, cansados, sem perspectiva, sem luz. Não renegamos a fé, mas também não assumimos para valer; não deixamos o caminho, mas não caminhamos com firmeza na direção.
É claro que amadurecemos e não precisamos viver as imaturidades daquela época, mas não podemos deixar que tanta maturidade nos torne pessoas racionais, frívolas e frias na vivência da fé.
Que hoje possamos reacender o dom, a graça e a chama da fé que recebemos um dia em nossa vida!
Deus abençoe você!
Pe. Roger Araújo
Com. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário