sexta-feira, 18 de março de 2016

EVANGELHO DO DIA (Jo 10,31-42)

ANO "C" - DIA: 18.03.2016
5ª SEMANA DA QUARESMA (ROXO)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: 'Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?'

33Os judeus responderam: 'Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!' 34Jesus disse: 'Acaso não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'?

35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim.

38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.'

39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: 'João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade.' 42E muitos, ali, acreditaram nele.
— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"Testemunhemos que Jesus está entre nós"

A nossa vida precisa ser um testemunho claro do milagre que é Jesus, da Sua presença amorosa, que faz nova todas as coisas

“Acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai” (João 10, 38).

Os pecados que os judeus daquela época cometeram, muitos foram por não saberem reconhecer as obras de Jesus. Muitos criaram um preconceito a respeito d’Ele; outros, uma rejeição, e preferiram se opor ao que Ele fazia e não foram capazes de se abrirem para reconhecer as obras realizadas.

Acusaram Jesus de blasfêmia, porque Ele dizia ser o “Filho de Deus”. No entanto, Ele não dizia isso para se autoproclamar, mas porque as obras que realizava mostravam que estava em Deus e Deus n’Ele. Não eram obras meramente humanas, mas divinas. Ele dava o toque da divindade e da presença de Deus na humanidade.

Jesus foi rejeitado, porque os homens não foram capazes de reconhecer Sua obra, Seu testemunho e trabalho. E Jesus disse: “Se não são capazes de acreditar em mim pelo que falo, procurem pelo menos reconhecer as minhas obras. Reconheçam de que forma o Pai está em mim e eu n’Ele!” (cf. João 10,38).

Sabe, meus irmãos, nestes dias, todos somos chamados a contemplar e vislumbrar a obra que Deus realiza no meio de nós. A primeira delas é cada um de nós, não só pelo fato de sermos criados por Ele, mas pela grande obra que Ele fez em nós por meio de Jesus. E que obra foi essa? A obra de nos restaurar, curar e libertar.

Aqueles que se aproximam de Jesus e O sentem, experimentam Seu poder e são os primeiros a testemunhar que Ele está no Pai e o Pai, por meio d’Ele, opera em nós [Sua obra].

Cremos n’Ele como Nosso Senhor e Salvador, não apenas porque nos ensinou, mas sim, porque somos testemunhas das obras que Ele realiza no meio de nós. A nossa vida precisa ser um testemunho claro do milagre que é Jesus, da Sua presença amorosa, que faz nova todas as coisas!

Testemunhemos, com a nossa vida, que Jesus está em nós e estamos n’Ele também. Não se trata de uma obra meramente humana, mas da ação divina, da libertação e restauração de todas as coisas em Deus por meio de Jesus.

Às vezes, as pessoas precisam de sinais e milagres, e não há milagre maior do que a nossa vida testemunhando a ação de Jesus em nós. Sabermos enfrentar os sofrimentos e dramas, ficarmos de pé quando era para estarmos prostrados, sabermos ter esperança quando perdermos e quando o desânimo tomar conta de nós.

A nossa fé testemunha a ação de Deus em nossa vida. Que sejamos testemunhas vivas de que Jesus está no meio de nós!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: