sexta-feira, 6 de maio de 2016

EVANGELHO DO DIA (Jo 16,20-23a)

ANO "C" - DIA: 06.05.2016
6ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.

22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"Jesus, retira toda tristeza de nossa alma"

Jesus, enxuga as lágrimas de nosso rosto, dá sentido a nossa vida e não permite que nossa alma seja mergulhada numa tristeza eterna

“Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria” (João 16,22).

Um sentimento de despedida tomava conta de Jesus e de Seus discípulos; na verdade, ainda era a primeira despedida d’Ele, quando Ele mesmo anunciava o que a Morte, a Paixão e o sacrifício da cruz provocariam em Sua vida. A tristeza tomou conta de Seus seguidores, porque Aquele a quem tinham por perto, o Senhor Jesus, estaria longe por um tempo.

Isso também acontece conosco, quando amamos muito alguém e este parte de forma provisória, porque precisa viajar ou trabalhar longe. A tristeza aperta demais nossa alma quando alguém que amamos muito está doente e sentimos ou ainda pressentimos que a sua morte é eminente. Ninguém gosta de perder alguém que ama, de ver uma pessoa querida sair dessa vida.

As palavras que o Mestre disse a Seus discípulos servem para nós, porque toda tristeza é momentânea! Não podemos negar que ela, muitas vezes, visita nossa vida, vem ao nosso encontro. A tristeza de perder, a tristeza da doença e das decepções, das coisas que não dão certo para nós, das aflições e perturbações da vida e do mundo.

Muitas vezes, a tristeza vem e se aloja em nossa alma, cresce em nosso coração e toma conta de todo o nosso ser. A partir daí, precisamos ter cautela, cuidado e vigilância, porque até podemos ficar tristes por um momento, mas não transformar nossa vida num vale de lágrimas nem numa tristeza eterna por causa das aflições momentâneas que passamos.

O Senhor não se separa mais de nós, Ele está entre nós; e quando experimentamos Sua Páscoa, os frutos da Sua Ressurreição em nossa vida, não permitimos, de forma nenhuma, que a tristeza tenha a última palavra em nossa vida!

Tomando posse das Palavras do Mestre Jesus, estou renunciando a todo espírito de tristeza que, em algum momento da vida, tenha se alojado em nossa alma. Estou realmente suplicando pelas palavras sacramentais do Senhor Jesus. Que a Sua presença amorosa entre nós cure, em nossos corações, todo sentimento de tristeza, toda depressão e mágoa, porque o Cristo Vivo e Ressuscitado faz nova todas as coisas! Ele enxuga as lágrimas de nosso rosto, dá sentido à nossa vida e não permite que a nossa alma seja mergulhada numa tristeza eterna.

Podemos passar por qualquer sentimento de tristeza, mas não entreguemos nossa vida e nossa alma às tristezas!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: