sexta-feira, 13 de maio de 2016

EVANGELHO DO DIA (Jo 21,15-19)

ANO "C" - DIA: 13.05.2016
7ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”.

19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"Renovemos nosso amor por Deus a cada dia"

Precisamos renovar nosso amor para com Deus a cada dia, renovar nosso compromisso de fidelidade e seguimento a Ele

“Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo” (João 21,15).

Amados irmãos e irmãs, Jesus se manifesta aos Seus discípulos e, após fazer uma refeição com eles, dirige-se a Pedro, aquele que O negou três vezes, para perguntar se este O amava.

Não é que Jesus tivesse dúvida do amor de Pedro, mas estava dando ao discípulo a oportunidade para que não se trancasse, para que não vivesse no ressentimento e sentimento de culpa. Pedro disse que daria sua vida pelo Senhor, mas O negou, disse não conhecê-Lo e assim por diante.

Jesus não foi tirar satisfação com Pedro nem jogar na cara dele: “Você me abandonou! Falhou comigo! Você me deixou!”. Pelo contrário, Ele foi ao coração de Pedro, com docilidade, para perguntar: “Meu amigo, tu me amas? Seu amor por mim está em seu coração?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Cada manifestação de amor de Pedro é uma confirmação da graça de Deus em seu coração.

Meus irmãos, precisamos, a cada dia, renovar nosso amor para com Deus, renovar nosso compromisso de fidelidade, de seguimento a Ele em cada um de nossos gestos, atitudes e decisões.

É como um casal que precisa, a cada dia, renovar o amor de um para com o outro, o sentimento de amor que há no coração. Veja, nos relacionamentos humanos, em qualquer um deles – seja namoro, amizade ou casamento –, existirão as falhas, os momentos de incompreensão vão acontecer. Muitas vezes, as pessoas param nas falhas, nos limites e se esquecem de que o sentimento que tudo cura, liberta e restaura é o amor!

O amor cobre, liberta as marcas e manchas que o pecado deixa em nossa alma; dá-nos vigor para tudo recomeçar, para refazer e prosseguir a cada dia. Não paremos em nossas faltas nem nos limites dos outros. O mais importante é sermos guiados pelo amor que nos conduz.

Por isso, a cada dia, sem desanimar, possamos dizer: “Senhor, tu sabes que eu te amo”. Renovemos esse amor, essa entrega e disposição de, a cada dia, sermos discípulos de Jesus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: