segunda-feira, 25 de julho de 2016

EVANGELHO DO DIA (Mt 20,20-28)

ANO "C" - DIA: 24.07.2016
17ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem.26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"Tornemo-nos servidores"

Tornemo-nos servos, tornemo-nos servidores e pequenos, isso é o que nos torna grandes discípulos e seguidores do Cristo

“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo”( Mateus 20, 26).

Hoje, temos a alegria de celebrar o apóstolo São Tiago, aquele que é irmão de João evangelista. Veja que a mãe deles se apresenta diante de Jesus para suplicar por seus filhos, suplicar um lugar de honra e destaque, suplicar que seus filhos sejam honrados.

Jesus escuta a súplica daquela mãe, guarda-a em Seu coração, mas em particular chama os Seus, e é como se dissesse: “Olha, os grandes deste mundo, chefes das nações, aqueles que detém o poder, agem com tirania, preocupam-se com o poder e em serem grandes. Mas entre vocês não deve ser assim! Ainda que venha um sentimento de grandeza, de tornar-se grande ou melhor que os outros, aprendam que não há nada mais importante do que servir. O grande dom de quem me segue e é meu discípulo é aquele que é capaz de servir os outros!”.

Amados irmãos e irmãs, tudo isso pode parecer até muito poético ou de uma espiritualidade maravilhosa, mas, na verdade, é o embasamento que precisamos para a nossa vida espiritual. Precisamos aprender a ser servos uns dos outros!

Tudo o que encontramos em nossas casas, em nossas famílias, em realidades paróquias e comunidades, são pessoas querendo mandar nas outras, querendo estar à frente das outras, quando, na verdade, o Senhor nos chamou para o dom do serviço, para trabalharmos para o Seu Reino, para darmos a nossa vida pelo Seu Reino e não sermos mais importantes do que ninguém.

A importância no Reino de Deus não é pelo cargo ou pelo título que a pessoa possa ter, mas por aquele que mais serve o outro, que dá a sua vida e se consome pelo outro, aquele que se esconde, que não faz questão do seu nome aparecer, de não ser exaltado nem lembrado ou qualquer coisa parecida. Mas é aquele que se coloca à disposição em servir.

Tornemo-nos servos, tornemo-nos servidores e pequenos, isso é o que nos torna grandes discípulos e seguidores do Cristo!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: