sexta-feira, 24 de março de 2017

EVANGELHO DO DIA (Mc 12,28b-34)

ANO "A"- DIA: 24.03.2017
3ª SEMANA DA QUARESMA

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' 29Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. 32O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"Nosso amor por Deus precisa ser puro"

Esse é o amor puro, amor que nos salva e nos coloca perto de Deus

“Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios’” (Marcos 12,32-33).

O que mais agrada o coração de Deus não são os nossos sacrifícios, nossos holocaustos nem nossas promessas, não são as quantidades infinitas de orações que podemos fazer em nossa vida.

O que agrada o coração de Deus é quem O ama de verdade, quem O ama com toda força, com toda energia e vitalidade, com todo o seu ser. Agrada a Deus quem O coloca em primeiro lugar, quem coloca o seu coração no temor do Senhor nosso Deus; quem O leva tão a sério, que não é capaz de amar ninguém, coisa ou situação nenhuma mais do que a Ele.

A religião que agrada a Deus é aquela que nos liga e nos mantêm tão unidos a Ele, que não nos separamos d’Ele por nada que aconteça nesta vida.

Deixe-me dizer a você: não busque a Deus de forma mercantilista, interesseira; não busque o Senhor para satisfazer seus interesses, suas necessidades econômicas, físicas, materiais etc. Não busque o Senhor por causa disso. Se o fizer, isso não quer dizer que você não vai encontrá-Lo, porque Deus se deixa encontrar por quem O procura de coração sincero. Você pode até encontrá-Lo somente a partir de seus interesses, mas não O encontrará a partir daquilo que Ele é. Busque o Senhor somente por causa d’Ele.

Nunca coloque condições para amar a Deus, nunca diga: “Eu vou amar a Deus, porque Ele me deu isso, porque vai me dar aquilo! Eu vou amar a Deus, porque Ele vai me abençoar! Eu vou ganhar o que eu preciso! Ele vai dar a saúde de que eu necessito!”. Não! Ame a Deus, porque é Deus, e simplesmente por causa disso. Tudo o que vir em consequência do meu amor por Ele é apenas acréscimo, mas eu não me conformo nem posso colocar meu coração nos acréscimos. Eu coloco meu coração na essência do amor de Deus. Por isso, amá-Lo de todo o coração é buscá-Lo por causa d’Ele e por nada mais!

Não posso, de forma nenhuma, mercantilizar a minha relação com Deus, não posso deixar de servir nem deixar de ser d’Ele ou menos d’Ele, porque me decepcionei com as pessoas, com a Igreja, com o ser humano, com o padre, com o pastor… Seja lá com quem for! Você não entendeu nada do que é amar a Deus sobre todas as coisas, com todas as nossas energias.

Esse é o amor puro, amor que nos salva, que nos coloca perto do Senhor. Não há doença, enfermidade, sofrimento, ação financeira, angústia, seja lá o que for, que nos separe d’Ele!

Eu aprendo amar a Deus, porque Ele é meu Deus, o Senhor da minha vida, e não por aquilo que Ele me dá, que me oferece, que pode fazer por mim; não é porque está me prometendo isso e aquilo.

Eu encontrei, de verdade, o amor de Deus na minha vida. Assim, vou amar o meu próximo, assim terei força, energia, graça divina para amar o meu próximo por mais que ele me fira, machuque-me. Porque eu não vou amá-lo com meu amor egoísta, eu vou amá-lo com o amor que vem do coração do meu Deus.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: