sábado, 8 de abril de 2017

EVANGELHO DO DIA (Jo 11,45-56)

ANO "A" - DIA: 08.04.2017
5ª SEMANA DA QUARESMA (ROXO)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.

49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.

54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"O Senhor é uma provocação para nossa vida"

O Senhor é uma provocação para a vida de cada um de nós, e precisa ser assim a cada dia

“Disse Caifás: ‘Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?’” (João 11, 50).

Veja o que está acontecendo: os sumos sacerdotes e os fariseus estão crescendo na revolta, na indignação, inquietação e oposição por aquilo que Jesus faz. Mas o que Jesus está fazendo? Está fazendo o bem, está anunciando o Reino de Deus, levando ao coração dos homens a verdade do Reino dos Céus. Isso provoca uma profunda ira no coração daqueles que não querem acolher Sua mensagem. E digo mais, eles tomam consciência de que não podem se opor ao Senhor, ao que Ele faz, pois, cada vez mais, o que Ele faz é com amor, e este se estende a tantos outros corações.

“O que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se deixarmos ele continuar assim, muitos acreditarão n’Ele”. Estão com medo e preocupados, porque as pessoas acreditarão naquilo que Jesus está realizando. Eles precisam dar um jeito de cortar o que Ele está fazendo, ainda mais agora que estão sabendo que Jesus ressuscitou Lázaro! Isso espalhou-se por todos os lados, e eles precisam, de algum modo, calar Jesus.

Caifás está dizendo: “Em vez de todos perecerem, é melhor que apenas um morra”.

Sabe aquela solução que parece ser fácil? Sabe aquela solução para a qual você não quer buscar a verdade, mas sim a solução mais fácil, mais conveniente, a solução que mais convém? Quando, na verdade, essa solução não é justa, não é honesta nem condiz com a verdade. Eles querem eliminar Jesus, porque Ele é uma provocação.

O Senhor é uma provocação para a vida de cada um de nós, e precisa ser assim a cada dia!

Quando fazemos alguma coisa errada na vida, quando vivemos uma situação errada, procuramos, de todas as formas, correr, eliminar ou não ouvir aquilo que vai nos dizer a verdade. Por exemplo: a pessoa pega a Bíblia e percebe que aquela passagem é para ela e diz: “Opa, é para mim!”, e vira a página! Não é bem isso!

Não podemos deixar de sermos incomodados pela verdade, porque, se assim fizermos, acostumaremo-nos a viver na mentira, viver o que não é correto; então, transformaremos (como os sumos sacerdotes e os fariseus estão fazendo) a mentira em verdade, o errado em certo.

Não se trata de acusar ninguém, pelo contrário, trata-se de assumirmos o que a Palavra de Deus está nos iluminando e sermos conduzidos por ela. É normal vermos por aí que, muitas vezes, as pessoas não querem mais entrar na igreja, arrumam um monte de desculpas, mas entenda que, muitas das vezes, é porque as verdades que são ditas pela Palavra de Deus, pela moral de Deus, incomodam demais.

Vivemos numa sociedade perigosíssima, em que ninguém quer ser incomodado. É a sociedade do conforto e do individualismo, onde o que vale é aquilo que o indivíduo pensa, acha. Criam meias verdades ou verdades individuais, as quais se contrapõem à verdade de Deus.

Não podemos rechaçar ou ignorar a verdade, porque só ela salva a nossa vida!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araujo
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário: