ANO "A" - DIA: 08.05.2017
4ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.
14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS
"O Bom Pastor cuida de Suas ovelhas"
Precisamos nos submeter aos cuidados de Jesus, nosso Bom Pastor
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (João 10,11).
Jesus não é só um pastor, Ele é o Bom Pastor! O adjetivo que qualifica o nosso Mestre é o fato d’Ele ser bom naquilo que é e faz. Não é o “bom” da bondade, da generosidade, mas o bom naquilo que realmente faz, com excelência, aquilo que realiza e propõe-se a ser. O nosso Pastor dá Sua vida e tudo de si para cuidar e amar Suas ovelhas.
Primeiro, Jesus ama e se preocupa com Suas ovelhas. Elas são tudo para Ele, de modo que faz o possível para cuidar de cada uma delas. O zelo de Jesus, a Sua preocupação, Seu tempo e aquilo que Ele faz é função das Suas ovelhas. Olhemos as inúmeras passagens do Evangelho em que Ele é movido de amor, compaixão e ternura, sobretudo, para com as ovelhas mais feridas e machucadas do seu redil e rebanho.
Muitas vezes, encontramo-nos feridos e maltratados pelas estradas, pelos caminhos da vida, pelos lobos ferozes que estão nas estradas do mundo, onde estamos vivendo. E o Bom Pastor cuida de nossas feridas, de todos os nossos sentimentos maltratados. Precisamos nos submeter aos cuidados de Jesus, nosso Bom Pastor!
O Bom Pastor não cuida somente das boas ovelhas, mas de todas elas. Uma boa ovelha é aquela que se submete e deixa o pastor cuidar dela, porque há ovelhas que fogem, que se escondem e não querem ouvir a voz do pastor; são muito orgulhosas, autossuficientes e se dão por si mesmas. Porém, o pastor não deixa de as amar, não deixa de querer o bem delas. Ele respeita, chora e sofre por elas, deseja pegar cada uma no colo, cuidar, tratar das feridas com amor, ternura e misericórdia divina, para que ela não se machuque nem morra nas estradas perigosas do mundo em que vivemos.
Deixemos que Jesus, o Bom Pastor que cuida de cada uma de Suas ovelhas, cuide de nós com todo amor, ternura e delicadeza do Seu coração!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário