segunda-feira, 22 de maio de 2017

EVANGELHO DO DIA (Jo 15,26–16,4a)

ANO "A"- DIA: 22.05.2017
6ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"O Espírito de Deus vem em nosso socorro"

O Espírito vem em nosso socorro e nos põe na dimensão da vivência da verdade suprema de Deus

“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (João 15, 26).

Essa é a promessa de Jesus para nossa vida! Primeiro, Ele vai mandar o Defensor da parte do Pai. Defensor é advogado, é Paráclito, é aquele que vem para nos defender. Eu gosto demais dessa definição do Espírito Santo, porque não temos, muitas vezes, forças, argumentos nem capacidades suficientes para lidar com o maligno.

Não quer dizer que o maligno seja sábio, ele é muito astuto e nós, muitas vezes, não sabemos lidar com a astúcia dele e do mundo. Mas temos um advogado, um Defensor, temos alguém que vem em socorro a nossa causa, porque, enquanto ele [inimigo da nossa fé] é o acusador, aquele que nos acusa de nossas fraquezas, nossos limites e nos coloca lá embaixo, o Espírito é aquele que nos levanta e não nos deixa lá embaixo, soterrados em nossas fraquezas, em nossos limites.

O Defensor vem nos socorrer, primeiro porque ele é o enviado do Pai, Seu presente e graça, uma dádiva que o Pai está nos dando, o dom mais precioso que o Pai tem e não reservou só para si, mas Ele está distribuindo a nós que somos Seus filhos.

O que corroí a nossa vida, o mundo em que vivemos, é viver de mentira, de hipocrisia, é não viver a verdade como tal. Por isso, o Espírito vem em nosso socorro e nos põe na dimensão da vivência da verdade suprema de Deus. Depois, ele dá testemunho de Jesus, ajuda-nos a viver a graça d’Ele e transforma a nossa vida na vida em Jesus. Veja, somos discípulos d’Ele, mas quando olhamos tudo aquilo que Ele nos ensina, pensamos: “Meu Deus, como vou conseguir viver tudo isso?”.

O Pai não nos deixa sozinhos de forma nenhuma, pelo contrário, Ele nos dá o auxílio, a graça necessária para que possamos viver a vida n’Ele. Essa graça tem nome, essa graça é desígnio e bênção para nós. Essa graça se chama: Espírito Santo.

Vem Espírito, em nosso auxílio, em socorro a nossa fraqueza!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova


Nenhum comentário: