terça-feira, 13 de junho de 2017

EVANGELHO DO DIA (Mt 5,1-12)

ANO "A" - DIA: 13.06.2017
10ª SEMANA DO TEMPO (COMUM)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"A felicidade é a comunhão com Deus"

Felicidade é aquilo que dá sentido a nossa vida, preenche o nosso interior, coloca-nos em comunhão com a felicidade eterna

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5,3).

O sermão da montanha tem, no seu início, as bem-aventuranças. Bem-aventuradas são as pessoas que são verdadeiramente felizes. Eu sempre questiono o que é a felicidade, e essa pergunta deve estar no coração de cada um de nós, porque não há anseio maior para a alma humana do que o desejo de ser verdadeiramente feliz.

Na busca da felicidade, encontramos extravios pelo caminho, encontramos caminhos errados para buscá-la. Há placas sinalizando por toda estrada que a felicidade está ali e aqui, há aqueles que a buscam no dinheiro, numa vida voltada para os bens materiais, há outros que buscam nos prazeres.

Não estou falando de felicidades momentânea, nem a Palavra se refere a isso, pois felicidade é aquilo que dá sentido a nossa vida, preenche o nosso interior, coloca-nos em comunhão com a felicidade eterna.

A felicidade não é outra coisa a não ser a comunhão com Deus. A felicidade não é outra coisa a não ser não sair do foco, da direção da luz d’Aquele que é a plena felicidade. Felicidade é encontrar Deus, é viver a vida n’Ele!

Pode parecer muito abstrato, mas como ser feliz em Deus? As bem-aventuranças ou as luzes da felicidade nos apontam como viver isso. Primeiro, a pobreza do desprendimento. É mais feliz quem não é apegado a nada nem vive preso a nada. É feliz quem é promotor da paz, quem não promove discórdia. É feliz quem tem um coração manso, sobretudo, sóbrio e prudente. É feliz quem tem um coração puro, que não se deixa levar pelos prazeres desordenados nem olha a vida só do ponto de vista material. É feliz, nesta vida, quem é perseguido, marginalizado, desprezado, porque esses têm os primeiros lugares no coração de Deus.

Se precisamos de receita para encontrar a felicidade, as fórmulas científicas não a trazem para nós, mas o Evangelho, a Palavra de Deus, indicam-nos o caminho, a direção, indicam-nos por onde nós devemos andar para encontrarmos a verdadeira felicidade que vem de Deus!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: