quinta-feira, 16 de novembro de 2017

EVANGELHO DO DIA (Lc 17,20-25)

ANO "A" - DIA: 16.11.2017
32ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.

22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS
"O Espírito sopra sobre nós a sabedoria divina"

O Espírito Santo de Deus envia sobre todos nós, sobre nosso coraç e a nossa vida, a sabedoria divina

“Na Sabedoria, há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem e penetrante” (Sb 7,22).

Precisamos da sabedoria, pois ela é dom de Deus por excelência. Jesus Cristo é a sabedoria encarnada de Deus, Aquele que tudo fez, que tudo criou. É o saber que rege, sustenta, ilumina e conduz o mundo à ordem da criação, à ordem de todas as coisas.

Onde falta ordem falta sabedoria. Onde reina o caos há desordem, porque a sabedoria não está presente. Se o mundo, muitas vezes, caminha para a destruição, para o caos e para todas as bagunças e desordens que conhecemos, é por falta de sabedoria.

O saber vem de Deus, penetra nosso coração e ensina-nos a viver a ordem que o Criador estabeleceu em todas as coisas. A sabedoria nos dá inteligência, no entanto, não podemos confundi-la com a inteligência do mundo, que é apenas conhecimento científico e tecnológico. Ambos são úteis, importantes e necessários, mas nunca estarão acima da sabedoria que vem de Deus.

Se o homem sabe recriar as coisas, precisa da sabedoria divina para usar devidamente todas as coisas. Contudo, por falta dela, nos perdemos na vida em que vivemos, estamos desgovernados.

O Espírito Santo de Deus, que sopra sobre os quatro cantos da Terra, envia sobre todos nós, sobre nosso coração e a nossa vida, a sabedoria divina que tudo conhece, que tudo penetra, renova e orienta segundo a vontade do Senhor. Necessitamos dessa sabedoria para vivermos, convivermos e direcionarmos nossa vida!

Uma pessoa me disse assim: “Pena que a vida não tem um manual. Nascemos e temos de aprender a viver”. É verdade! Aí está a beleza da vida: saber viver a cada tempo, a cada momento. Se não há manual, há a graça que se chama sabedoria.

Ser sábio é bem viver de acordo com a vontade de Deus as diversas circunstâncias da vida. É saber viver na prosperidade, tendo saúde, vigor e alegria. É mais sabedoria ainda vivermos a indigência, a doença, a infelicidade, os sofrimentos e provações da vida em Deus e com Ele.

Sabedoria é deixar-se guiar por Deus e não se perder nas estradas e curvas deste mundo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: