quarta-feira, 29 de novembro de 2017

EVANGELHO DO DIA (Lc 21,12-19)

ANO "A" - DIA: 29.11.2017
34ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"É permanecendo firmes que participaremos da vida"

Permanecer firme quer dizer não desanimar, não se deixar abater, não se deixar levar pelo desânimo

“Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” (Lucas 21,17-18).

Ontem escutamos no Evangelho as coisas catastróficas que cobrirão toda a realidade da existência humana, do mundo em que estamos. Hoje, Jesus está advertindo Seus seguidores pelas coisas que podem ou poderão acontecer com aqueles que O seguem. A perseguição, as incompreensões, prisões e tantas outras coisas que podem acontecer com os discípulos de Jesus.

Aconteceu com os apóstolos, Pedro e Paulo, eles foram presos. E todos os apóstolos, com exceção o apóstolo João, foram martirizados. Toda a Igreja Primitiva sofreu a dura perseguição. Hoje, encontramos em tantos lugares, igrejas perseguidas; encontramos um Evangelho perseguido, um Evangelho não amado, não aceito. Diante de todas essas coisas, qual é a postura do discípulo de Jesus? É preciso ter confiança, fé, firmeza, não tirar de Jesus o olhar.

“Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça”. Os homens podem até querer nos matar, mas não tiram a graça de Deus que está em nós.

Qual é a nossa postura? É permanecendo firmes que participaremos da vida. O que é permanecer firme? É ser perseverantes, de pé, uma postura de alguém que só tem Deus como sua esperança e confiança.

Permanecer firme quer dizer – não desanimar; não se deixar abater, não se deixar levar pelo desânimo ou pelas coisas que causam desalentos na vida e no coração. Permanecer firme é permanecer na confiança e no amor do Senhor. Permanecer firme é permanecer na confiança e no amor do Senhor e não deixar que nenhuma tribulação dessa vida fale mais alto ao nosso coração e à nossa vida, do que o amor que Deus tem por nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: