ANO "B" - DIA: 17.03.2018
4ª SEMANA DA QUARESMA (ROXO)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Jesus supera a divisão do mal no mundo"
A "divisão" que Jesus opera é, precisamente, separar o certo do errado; o bem do mal
"E por causa dele, houve uma divisão entre as pessoas. Alguns queriam detê-lo, mas ninguém pôs as mãos sobre ele " (Jn 7, 43-44).
Jesus é a causa da divisão em nosso meio, mas a "divisão" que Ele opera é, precisamente, separar o certo do errado; o bem do mal. Esta divisão não está nos colocando uns contra os outros, pelo contrário, são aqueles que não aceitam e não aceitam Jesus.
Jesus não se separa de ninguém e não exclui ninguém. O evangelho é exclusivo, ele é salvífico! E a salvação de Jesus é para todos, por essa razão, não podemos rejeitar ninguém e não separar as pessoas do Evangelho da salvação.
Não é Deus quem separa de nós, somos nós que fazemos a opção de nos separar de Deus e vivermos longe de Ele, que semeia discórdia e separação não é o Senhor.
É verdade que o Evangelho dele vem para remover o mal que está no mundo, porque o mal causa divisão, separação, desunião, o mal provoca tudo o que prejudica as relações humanas; e quando existe a presença de Deus diante desses males, a presença dele provoca divisão.
A divisão é acolher ou rejeitar Jesus, amá-lo e odiá-lo. É por causa do ódio e inveja de muitos que Jesus será condenado à morte. Quem não aceita, rejeita; quem não ama, expulsa; e tudo o que eles querem é expulsar Jesus do meio do povo, da vida que eles levaram.
Não rejeitamos Jesus, não o expulsamos de nossa vida. O diablus, o separador quer nos separar de Deus, mas Ele nos quer juntos. Não nos separemos de Deus, não nos separemos uns dos outros. Vamos promover a concordia, a paz, o Reino de Deus sem dissipar a discórdia, sem remover as cinzas da separação. Há aqueles que acreditam que a separação é que eles produzirão o melhor, há aqueles que acreditam que semear discórdias, confusões e lutas é que eles promoverão o Reino de Deus.
O Reino de Deus é aquele que promove a unidade, primeiro, a unidade do homem com Deus. O Reino de Deus é o que nos remove o que não é de Deus, porque o Reino de Deus nos ajuda a viver e coexistir com diferenças de opiniões, conceitos, mas amar o essencial.
O primeiro essencial que amamos acima de tudo é Deus, simplesmente não podemos usá-lo para justificar nossas lutas, acusações, para todo espírito diabólico que age sobre a humanidade.
Foi com muita violência verbal que Jesus rejeitou, não usamos nenhuma forma de violência para promover discórdia e separação
Deus te abençoe!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário