quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

EVANGELHO DO DIA (Mt 10,17-22)

ANO "B" - DIA: 26.12.2018
SANTO ESTEVÃO, O PRIMEIRO MÁRTIR (VERMELHO)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Aceitemos Jesus e fiquemos cheios do Espírito Santo"

Quem aceita Jesus como seu Senhor esvazia-se de suas concepções para se deixar guiar pelo mesmo Espírito que O guiou

“Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. E disse: ‘Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus’” (At 6,55-56).

No primeiro dia da Oitava do Natal de Jesus, celebramos o primeiro mártir, aquele que foi o primeiro a dar a sua vida por causa de Jesus.

Cristo encarnou-se no meio de nós, na vida daqueles que O acolheram. Estêvão aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador e levou a sua vida em nome d’Ele.

Acolher Jesus não é simplesmente fazer festa, porque Ele nasceu. Acolher Jesus quer dizer aceitá-Lo, amá-Lo e tê-Lo como o único Senhor e Salvador da sua vida, e levar tudo aquilo que você realiza em nome de Jesus, é estar disposto a dar vida por Elecomo Ele deu sua vida por nós.

Estêvão fez isso com todo amor do seu coração, sem peso, sem medo e sem receio. Mesmo sendo perseguido, rejeitado eapedrejado não viu outra coisa, a não ser a glória e a presença de Deus.

Durante a sua vida, Estêvão foi um homem intrépido, ousado e cheio do Espírito Santo. Quem recebe e quem aceita Jesus como seu Senhor e Salvador se enche da graça do Espírito, esvazia-se de suas concepções e meros conceitos humanos para deixar-se guiar pelo mesmo Espírito que guiou Jesus.

O grande dom que Estêvão recebeu foi o Espírito de Jesus que estava nele e o guiou para que ele pregasse, testemunhasse e desse a sua vida por causa de Jesus. Estêvão doou a sua vida e, antes que os homens a tomassem, ele a expôs para o anúncio do Evangelho. Aquilo causou um profundo incômodo e muitos o perseguiram e, quanto mais o perseguiam, mais ele testemunhava o amor de Deus que estava nele. Ele morreu perdoando seus algozes, morreu cheio do Espírito, amando quem o rejeitava e testemunhando a graça de Deus que estava nele.

Somos chamados a amar Jesus com a vida, a testemunhá-Lo com os nossos atos e com aquilo que fazemos. Levemos, portanto, a vida em nome de Jesus, amemos uns aos outros, perdoemos quem precisamos perdoar, mas, acima de tudo, manifestemos com nossas palavras, atos e com a nossa vida que Jesus nasceu, vive e mora no meio de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova

Nenhum comentário: