quinta-feira, 3 de setembro de 2020

EVANGELHO DO DIA (Lc 5,1-11)

ANO "A" - DIA: 03.09.2020
22ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
FESTA DE SÃO GREGÓRIO MAGNO

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Dediquemos atenção à Palavra do Senhor"

“Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes” (Lucas 5,5).

No Evangelho de hoje, Jesus está às margens do lago de Genesaré, e o que nos chama atenção é que as multidões se apertavam e se comprimiam para ouvir a Palavra de Deus. Aquelas multidões apertadas, comprimidas, exprimidas, as pessoas entre si para ouvir a Palavra, pois esta curava, restaurava e libertava.

A Palavra de Deus cura, restaura, liberta e faz novas todas as coisas. Escute-a, exprima seu tempo e suas ocupações, mas coloque-a num lugar central na sua vida. Ouvir a Palavra é tudo o que precisamos nessa vida, é tudo que necessitamos nos tempos em que vivemos.

Estamos ouvindo coisas demais, estamos ouvindo o que vem daqui e dali, estamos tomadas por tantas informações, tantas pessoas que falam para lá e para cá, e o coração precisa centrar-se na direção da Palavra do Senhor.

Nossos ouvidos precisam se abrir e dilatar-se para que nela entre a Palavra, mas não basta tirar um momentinho para refletir o Evangelho.
Dê atenção à Palavra de Deus e ela vai fazer toda a diferença na sua vida

Aquelas multidões paravam para ouvir Jesus e deixavam que a Palavra d’Ele ressoasse na vida em tudo que iriam fazer. Você pode ouvir agora neste momento, mas daqui a uma hora não sabe nem o que ouviu. Porque você ouviu, mas não consumiu, não tomou posse da Palavra de Deus. Tome posse dela, porque ela tem o poder de libertar, agir e fazer uma obra nova em sua vida.

Muitas vezes, estamos vivendo a frustração de Simão e dos apóstolos que passavam a noite inteira pescando, e não conseguiam nada. Muitas vezes, estamos trabalhando, estamos nos quebrando por dentro e por fora, estamos vivendo verdadeiras correrias na vida para lá e para cá, mas acaba que a vida se frustra, porque não colhemos os peixes, porque não colhemos os frutos.

Quando Pedro disse: “Senhor, trabalhamos a noite inteira…”, é como se disséssemos também: “Trabalhamos o dia inteiro, trabalhamos a semana inteira, trabalhamos a vida inteira, trabalhamos o tempo inteiro, mas não colhemos nada. Mas queremos dar atenção a Sua Palavra, Senhor”.

Quando Pedro deu atenção à Palavra do Senhor, a pesca foi milagrosa, miraculosa e maravilhosa. Preciso dizer o mesmo a você: dê atenção à Palavra de Deus e ela vai fazer toda a diferença na sua vida. É ela que vai permitir a você ter uma colheita abençoada, de você realmente ter uma vida transformada pelo poder que a Palavra de Deus tem de fazer novas todas as coisas. Dê atenção à Palavra de Deus no seu coração.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da C. Canção Nova

Nenhum comentário: