ANO "A" - DIA: 22.08.2023
20ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
MEMÓRIA DE NOSSA SENHORA RAINHA DO CÉU
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Cf. Lc 1,28)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Coroe Nossa Senhora como rainha da sua vida"
“O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim’” (Lucas 1,30-33)
Recentemente, celebramos a Solenidade da Assunção de Maria aos Céus. Hoje, a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora Rainha, e o Catecismo da Igreja Católica vai afirmar que: “A Virgem Imaculada, preservada e imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma, e exaltada por Deus como rainha, para assim se conformar mais plenamente com seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte” (CIC 966).
Desse modo, reconhecemos Maria, a Mãe de Jesus, como Rainha do Céu e da Terra. Se Ela é a Mãe do Rei, Ela também é a Rainha. E o principal argumento que se afirma, da dignidade régia de Maria, é, sem dúvida, a sua maternidade divina.
Não tenhamos medo de honrar Nossa Senhora, de coroá-la como Rainha da nossa vida
Maria é verdadeiramente a Mãe de Deus. O Filho, que será dado à luz pela Virgem — afirma-se na Sagrada Escritura —, chamar-se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi. O seu Pai reinará na casa de Jacó eternamente, e o Seu Reino não terá fim.
Portanto, quando nós descobrimos essa verdade, que Maria é a Mãe do nosso Salvador Jesus Cristo, nosso Rei, podemos afirmar, com toda certeza, que Nossa Senhora é Rainha do Céu e da Terra.
E a partir dessas considerações breves — porque poderíamos aprofundar muito mais nesse argumento para reafirmar a realeza de Nossa Senhora, a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo —, não pode haver dúvida, no nosso coração, em honrarmos, em termos Maria como a nossa Mãe, a Nossa Senhora, como também a nossa Rainha. Por isso não tenhamos medo de honrá-la, de coroá-la como Rainha da nossa vida.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário