terça-feira, 16 de janeiro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Mc 2,23-28)

ANO "B" - DIA: 16.01.2024
2ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! (Ef 1,17-18)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

23 Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24 Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”

25 Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26 Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27 E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28 Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Pratique o bem para que o mal não prevaleça em sua vida"

“Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fariseus disseram a Jesus: ‘Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?’ Jesus lhes disse: ‘O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado’”. (Marcos 2,23-24.27-28)

Meus irmãos e minhas irmãs, mais um embate de Jesus com os fariseus que — repito — colocam a atenção de suas vidas nos outros e não em suas próprias vidas.

Segundo ensina a nossa moral cristã, um ato bom, um ato para ser bom supõe a bondade do objeto, a finalidade e as circunstâncias. São três realidades que estão em torno de um ato bom. Uma finalidade que seja má, corrompe toda uma ação, embora ela pareça muito bonita exteriormente. Um exemplo: vou rezar, vou jejuar, vou obedecer aos preceitos, não para ser um bom cristão, mas só para ser visto pelos outros. Já corrompeu a ação!

Exteriormente, ela é muito bonita: rezar, jejuar, obedecer aos mandamentos… mas a finalidade dela não é boa. Talvez aqueles fariseus estivessem um pouco míopes no modo de julgar os comportamentos dos seguidores de Jesus.

Jesus, aqui — é importante frisar isso —, não aprova o ato ilícito dos Seus discípulos, Jesus não está corroborando o roubo, Ele não está afirmando esse ato ilícito, mas Jesus está combatendo uma mentalidade que se fixava na exterioridade dos atos. Por isso Ele cita o episódio do rei Davi, um rei que cometeu um ato ilícito para dar de comer aos seus companheiros, porque aquele pão era permitido só aos sacerdotes, mas o rei Davi precisava matar a fome dos seus companheiros.
O mal deve ser evitado a todo custo, mas o bem deve ser praticado para que o mal nunca prevaleça

Repito: Jesus não queria justificar um erro, mas Ele queria mostrar uma lógica nova: a da interioridade, do valor intrínseco das coisas.

De que adianta você saber o que é errado, se você não pratica aquilo que é certo. Não adianta só conhecer o que é errado, precisamos praticar o bem. Existe aquela máxima: faz o bem e evita o mal. O mal sempre será mal, sempre deverá ser evitado a todo custo, mas o bem deve ser praticado para que o mal nunca prevaleça.

Aqueles fariseus esqueceram de praticar o bem; praticavam obras de piedade, mais exteriores, mas a interioridade estava vazia.

Não adianta — por exemplo, temos a discussão — só evitar o aborto, mas é preciso também promover a vida nas suas outras fases; há muitos idosos sendo esquecidos nos asilos, muitos adolescentes sendo explorados, muitos filhos órfãos, filhos órfãos de pais vivos… Então a vida precisa ser defendida em todas as suas fases, em todas as suas circunstâncias. Não é só levantar a voz contra o aborto – é óbvio, esse é um pecado horrendo que grita aos céus –, mas também precisamos olhar todas as outras realidades.

Foi isso que Jesus quis romper, uma mentalidade que colocava o seu foco na exterioridade e se esquecia da interioridade. Que o Senhor nos conceda a graça da conversão dos nossos atos e do nosso coração!

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: