quinta-feira, 15 de agosto de 2024

EVANGELHO DO DIA (Mt 18,21-19,1)

ANO "B" - DIA: 15.08.2024
19ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21 Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?" 22 Jesus respondeu: "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24 Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25 Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26 O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: 'Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo'. 27 Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28 Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Paga o que me deves'. 29 O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: 'Dá-me um prazo! E eu te pagarei'. 30 Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31 Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32 Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: "Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33 Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?" 34 O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35 É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão". 19,1 Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Até 70 x 7": uma lição sobre o perdão para toda a Igreja"

“Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”. Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até 70 vezes 7”.” (Mt 18,21-19,1)

A partir dessa pergunta de São Pedro, Jesus contará uma breve parábola em que veremos um senhor que teve uma grande dívida perdoada, mas não teve a capacidade de perdoar. Ele recebeu compaixão, mas não teve a capacidade de oferecer compaixão. Tanto que Jesus disse: “Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?”.

Quem faz a pergunta é Pedro, que se aproximou de Jesus e o questionou sobre o perdão. Provavelmente, o coração de Pedro, neste momento, estava tomado pela dificuldade de perdoar. Ele queria saber os passos que precisaria dar para perdoar os irmãos.

Se recordarmos o Evangelho passado, os discípulos perguntaram quem é o maior no Reino dos Céus. Então, já existiam, provavelmente, picuinhas, coisas comuns às realidades humanas. E como Pedro tinha recebido o poder das chaves, provavelmente, existia alguma dificuldade comunitária entre eles. E, claro, Pedro, ao fazer essa pergunta, também precisava perdoar os irmãos com os quais convivia, os discípulos, que são pessoas escolhidas por Deus, mas são humanas, como todos nós. Então, provavelmente, Pedro estava motivado pelo desejo de perdoar, porque ele mesmo precisava perdoar.
O poder do perdão na vida da Igreja

Devemos pensar que, futuramente, Pedro será perdoado de uma grande dívida, porque negou Jesus, mas foi perdoado. E ele mesmo, que foi perdoado grandemente, precisará e deverá perdoar sempre os irmãos. Jesus antecipa este ensinamento na vida do discípulo. Ele, que será perdoado de uma grande dívida, deverá oferecer o perdão a todos, aos discípulos e à Igreja. Ele, que será a referência, que recebeu o poder das chaves, terá o poder de perdoar também as grandes dívidas dos irmãos.

A Igreja nos perdoa constantemente. Quantas vezes, nós nos aproximamos do sacramento da penitência, confessamos e obtemos este perdão de Deus! São Pedro, neste dia, é a referência. Ele foi muito perdoado pela Igreja, pelo poder das chaves e também oferece o perdão a cada um de nós. Aquilo que ele liga aqui na Terra é ligado no céu, e aquilo que ele desliga é também desligado. Que, neste dia, abramos o nosso coração para o perdão, abramos o nosso coração para a compaixão, porque o Senhor nos perdoa sempre e assim também nós devemos perdoar.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pe Edison Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: