quarta-feira, 25 de setembro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 9,1-6)

ANO "B" - DIA: 25.09.2024
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2 enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3 E disse-lhes: "Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. 4 Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5 Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles". 6 Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-Nova e fazendo curas em todos os lugares.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"O missionário não é um artista"

“Naquele tempo, Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos.

E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. Lucas 9,1-6.

Nada, nem, nem, nem, nem, nem mesmo. Isso não se trata de exercício de fono, mas são as condições às quais o discípulo está sujeito quando aceita sair em missão em nome de Cristo, em nome da Igreja.

Estamos nos aproximando do mês missionário na nossa Igreja aqui do Brasil. Eu sei que tem muitas pessoas que nos acompanham também em Portugal. Mas aqui, na Igreja do Brasil, nós dedicamos meses temáticos, e o mês de outubro é o mês das missões.

Enviou-os a proclamar o Reino de Deus

É bom recordar, com este evangelho de hoje, as condições e obrigações de quem se considera missionário. Eu vou apontar três:

Primeiro, a disponibilidade. Disponibilidade para ir onde a Igreja nos envia e não apenas onde eu quero ir. Quem escolhe a missão que quer fazer, em nome de Jesus Cristo, outra coisa; em nome da Igreja, quer fazer outra coisa. E quem escolhe a missão é um farsante, não é um missionário, um turista. Por isso a disponibilidade de ir onde a Igreja nos envia.

Depois, desprendimento e desapego. O missionário não é um artista.

Ser acolhido com dignidade numa missão não é, não quer dizer ter exigências de luxo e regalias. O missionário precisa estar aberto àquilo que a Divina Providência lhe der quando ele sair em missão em nome de Cristo e em nome da Igreja.

Depois, gratuidade. O propósito de toda missão é o de enriquecer com os bens espirituais as pessoas a quem o missionário é enviado, e não o de se aproveitar disso para obter lucro em benefício próprio, para enriquecimento próprio. Quem se aproveita da missão para ficar rico é um ladrão da glória de Deus. Não é um missionário.

Infelizmente, muitos perderam o sentido missionário e se enveredaram pelo caminho da autopromoção, do enriquecimento e do aproveitamento próprio usando da missão para outras finalidades. Por isso peçamos ao Senhor a graça de sermos instrumentos d’Ele e sermos missionários d’Ele a serviço do Evangelho de forma integral e de forma pura.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: