
O beato Carlo Acutis | Associação Carlo Acutis
Por Natalia Zimbrão
21 de jul de 2025 às 11:02
A canonização de Carlo Acutis, em 7 de setembro, será celebrada com uma semana de homenagens e atividades em Campo Grande (MS), cidade onde aconteceu o milagre da beatificação de Acutis. A programação começa no dia 1º de setembro e inclui missas, adoração ao Santíssimo, vigílias, momentos de oração, atividades para jovens e veneração da relíquia de Carlo.
Carlo Acutis será o primeiro santo millennial, ou seja, que cresceu na virada do milênio. Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Reino Unido, de pais italianos e cresceu em Milão, Itália.
Vivia como um menino de seu tempo, com estudos, amigos, passeios, gostava de videogames, computadores, mas seu foco era o céu. Dizia: “a eucaristia é minha estrada para o céu”.
Aplicou seu conhecimento em informática para a evangelização. Pesquisou e visitou lugares onde aconteceram milagres eucarísticos e aparições marianas e criou um site com essas informações. Por isso, passou a ser chamado “ciberapóstolo da Eucaristia", "apóstolo dos millennials" e "apóstolo da Internet”.
Aos 15 anos, teve leucemia e ofereceu seus sofrimentos pelo papa e pela Igreja. Morreu em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida.
Carlo Acutis foi beatificado em 10 de outubro de 2020, depois do reconhecimento de um milagre por sua intercessão que aconteceu com Matheus Vianna, de Campo Grande, que foi curado de uma malformação congênita conhecida como pâncreas anular.
Ele seria canonizado em 27 de abril, no Jubileu dos Adolescentes. Mas, a canonização foi adiada por causa da morte do papa Francisco em 21 de abril.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A capela Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande , onde aconteceu o milagre da beatificação, já tinha uma programação preparada para a canonização em abril, mas cancelou depois do adiamento da canonização. Na época, o pároco da paróquia São Sebastião em Campo Grande, à qual pertence a capela do milagre, padre Marcelo Tenório, disse que uma nova relíquia de Carlo Acutis, um pulôver azul, já tinha chegado à capital sul-mato-grossense, mas ficaria guardada até a nova data da canonização.
Agora, a nova relíquia estará na missa de abertura da Semana da Canonização de Carlo Acutis, no dia 1º de setembro, às 19h, na matriz de São Sebastião.
No dia 2, a programação conta com a hora da graça e distribuição de pétalas, às 18h30, na capela do milagre. A distribuição das pétalas é uma tradição na capela. Em abril, o padre Marcelo Tenório contou à ACI Digital que costumava trazer pétalas de rosas do túmulo do Carlo e, de cem pétalas, 90 não murchavam. Hoje em dia, as pétalas distribuídas são adquiridas em uma floricultura e abençoadas.
Ainda no dia 2 de setembro, será celebrada missa às 19h, na capela do milagre. No dia 3, haverá a hora da graça às 18h30, seguida pela missa às 19h e um quis sobre Carlo Acutis, às 20h, também na capela.
No dia 4, haverá a hora da graça às 18h30, missa às 19h e uma vigília com adoração ao Santíssimo às 22h, na matriz de São Sebastião. No ia 5, terá a a hora da graça às 18h30, missa às 19h e noite da juventude às 20h, na capela do milagre. No dia 6, a hora da graça às 18h30, missa às 19h e noite mariana às 20h, também na capela.
No dia 7 de setembro, dia da canonização, a programação começará com um café da manhã às 5h e a transmissão ao vivo da canonização às 5h30, na capela do milagre. Às 9h será e chegada e veneração da relíquia de Carlo Acutis. Às 10h, será celebrada uma missa em ação de graças pela canonização na matriz de São Sebastião. A programação terminará com um almoço comercializado no Clube Estoril, a partir de 11h30.
Fonte: www.acidigital.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário