segunda-feira, 7 de julho de 2025

EVANGELHO DO DIA (Mt 9,18-26)

ANO "C" - DIA: 07.07.2025
14ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

18 Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: "Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá". 19 Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20 Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos, veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21 Ela pensava consigo: "Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada". 22 Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: "Coragem, filha! A tua fé te salvou". E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23 Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24 e disse: "Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo". E começaram a caçoar dele. 25 Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26 Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Milagres entrelaçados"

Um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele e disse: “Minha filha acaba de morrer, mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por detrás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou” (Mateus 9,18-26).
Do desespero à esperança

Amados irmãos e irmãs, o Evangelho de Mateus, capítulo 9, versículo 18 a 26, narra dois milagres entrelaçados.

A cura da mulher de uma hemorragia e a ressurreição da filha de um chefe da sinagoga.

Um líder religioso reconhece em Jesus a autoridade sobre a vida e sobre a morte.

Sua atitude é um exemplo de humildade e fé ousada; ele acredita que Jesus pode trazer de volta a vida da sua filha. E depois nós vemos uma mulher também com uma fé semelhante a desse homem, ou seja, doze anos sofrendo, considerada impura, excluída da sociedade e da região. Ela não fala, mas age com fé. Aqui está a profundidade deste Evangelho, tanto daquele homem quanto dessa mulher, eles não falam, mas agem com fé.

A fé silenciosa e a cura

Jesus valoriza a fé silenciosa de cada um de nós. Jesus fala para aquela mulher: “Coragem, filha, a tua fé te salvou!”.

Ele não apenas cura, mas restaura a dignidade e a chama de filha. Jesus não estava interessado somente em curar aquela mulher ou aquela menina, mas de restituir a dignidade.

A ressurreição da filha do chefe

E Jesus mostra que a sua presença transforma o ambiente de dor em esperança, ou seja, Jesus diz quando chega na casa daquele oficial: “A menina não morreu, mas está dormindo”. Para Jesus, a morte não é o fim definitivo.

Ele toma a menina pela mão e levanta o gesto de ternura e de poder, ou seja, ambos os milagres mostram que a fé é o canal por onde a graça de Deus age.

Jesus e a transformação da dor em esperança
Jesus se deixa tocar por quem crê, mesmo nos limites do desespero.
Ele age e transforma toda a situação.

A fé que transforma
Que o Senhor nos dê uma fé silenciosa, capaz de Deus agir e transformar toda a nossa vida.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Nenhum comentário: