terça-feira, 8 de julho de 2025

Pré-COP 30 reúne representantes de quatro regionais da CNBB em Juazeiro (BA) para discutir o cuidado com a Casa Comum


Nos dias 11 e 12 de julho, a cidade de Juazeiro, na Bahia, será palco da Pré-COP 30, um encontro que reunirá representantes dos regionais Nordeste 1 (Ceará), Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) e Nordeste 4 (Piauí) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento é parte das mobilizações da Igreja Católica em preparação para a 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém do Pará.

A Pré-COP 30 acontecerá no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) da diocese de Juazeiro e será um espaço de escuta, articulação e compromisso, promovendo a reflexão sobre os desafios socioambientais enfrentados no Nordeste e o papel das comunidades eclesiais na defesa da vida e do meio ambiente. Com o tema “O futuro da Casa Comum começa agora”, o encontro propõe uma jornada de consciência ecológica, fundamentada na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e em sintonia com a ação pastoral das dioceses e arquidioceses da região.

O evento terá a participação de lideranças e agentes pastorais, representantes de povos tradicionais e comunidades impactadas por conflitos ambientais, além de especialistas e pesquisadores da área. A programação incluirá painéis, partilhas de experiências, momentos celebrativos e encaminhamentos práticos para a incidência da Igreja nos processos de debate e formulação de políticas públicas ligadas à justiça socioambiental. A Pré-COP em Juazeiro destaca-se, portanto, como um marco no processo de mobilização das Igrejas do Nordeste, reforçando o chamado à conversão ecológica e à construção de um futuro sustentável, solidário e comprometido com os mais pobres e com toda a criação.

A COP 30, por sua vez, será um momento crucial na agenda internacional, reunindo representantes de quase 200 países para discutir metas e estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas. Esta será a primeira vez que a conferência acontecerá na região amazônica, um bioma vital para o equilíbrio climático do planeta e profundamente ameaçado por ações humanas predatórias. A escolha de Belém como sede reforça o protagonismo do Brasil nas discussões ambientais e evidencia a urgência de compromissos concretos em prol da Casa Comum.

PROGRAMAÇÃO
11 DE JULHO (Sexta-feira)
7h: Café
8h30: Celebração de abertura da Pré-COP Nordeste.
9h15 às 10h: Mesa de Abertura
10h às 10h30: Cafezinho
10h30: Apresentação coletiva por estado
10h40: Painel 1: Conferências do Clima em tempos de crise: contexto geral e temas centrais

Ementa: o papel das Conferências do Clima no cenário de crise socioambiental, destacando sua evolução histórica, os principais acordos firmados e os desafios de implementação. Temas centrais baseado em dados sobre o impacto das mudanças climáticas globais, a urgência da transição energética, a responsabilidade dos países desenvolvidos e em desenvolvimento (“multilateralismo desde baixo” – Laudato Si’), o financiamento climático, a justiça climática e a participação da sociedade civil nos processos decisórios. Em uma análise crítica, o painel busca refletir sobre os avanços e limitações das COPs (Conferências das Partes), suas implicações políticas e a necessidade de ações efetivas das partes para enfrentar a emergência climática.

12h15 às 14h15: almoço
14h20 às 16h: Painel 2 – O papel da Igreja na Macrorregião Nordeste: profetismo diante da crise socioambiental
Ementa: por meio de uma abordagem interdisciplinar, serão analisados os impactos das mudanças climáticas nos biomas locais e suas consequências para as populações e comunidades, tendo como base dados científicos atualizados. O painel também abordará a resposta da Igreja a esses desafios, resgatando sua tradição histórica de compromisso com a justiça social e a Ecologia Integral, conforme os documentos Laudato Si’, Querida Amazônia e Laudate Deum. Será um espaço de reflexão e debate para que os/as participantes possam compreender melhor sua realidade, combater a desinformação climática e fortalecer processos de conversão ecológica.

16h às 16h30: Intervalo 16h30 às 17h30: Trabalho em grupo sobre o texto “Preparação para a COP 30: Um chamado à conversão ecológica, transformação e resistência às falsas soluções climáticas”.
17h30 às 18h: Apresentação da discussão feita nos grupos
18h às 19h: Descanso
19h: Jantar
20h: Noite Cultural

12 DE JULHO (Sábado)
7h: Celebração Eucarística
8h15 às 9h15: Café
9h20 às 10h20: Cartografias da Esperança – Mesa com apresentação de iniciativas regionais. Ementa: serão convidadas pessoas de organizações e movimentos sociais que possam partilhar experiências concretas de enfrentamento à crise climática, enfatizando sua influência na formulação de políticas públicas e em práticas de cuidado com a Casa Comum.

10h20 às 10h50: Intervalo
10h50 às 12h: Fila do povo
12h às 14h: Almoço
14h às 14h30: Apresentação da primeira versão da Carta-Compromisso pelos relatores e discussão na plenária
14h30 às 15h30: Rodas de Conversas por Regional e sistematização dos compromissos e construção de uma agenda comum pelos regionais.
15h30 às 16h: Lanche
16h às 17h: Plenária de apresentação dos compromissos assumidos pelos regionais e construção da agenda da macrorregião
17h às 17h30: Celebração de envio e gesto concreto
19h: Jantar e encerramento



Nenhum comentário: