
Ampola contendo o sangue liquefeito de são Pantaleão na igreja do Real Mosteiro da Encarnação, em Madri, Espanha. | Begoña Aragoneses/Infomadrid
Todos os anos, dois eventos milagrosos ocorrem ao mesmo tempo, no dia 27 de julho, em duas amostras de sangue, relíquias de são Pantaleão, mantidas em dois países europeus a milhares de quilômetros de distância um do outro.
Os recipientes de vidro contendo o sangue ficam em dois países do sul da Europa: Espanha e Itália. O primeiro relicário está guardado na igreja do Real Mosteiro da Encarnação, em Madri, desde o século XVII. A outra relíquia está guardada na catedral de Ravello, cidade a oeste de Salerno, Itália.
Apesar da distância entre elas, as duas amostras de sangue passam do estado sólido para o líquido simultaneamente. Esse processo é conhecido como liquefação.
Mais Lidas
1
2
3
4
5
Da relíquia de Ravello, o papa Paulo V reivindicou uma pequena parte, que mais tarde deu à condessa de Miranda, cuja filha era uma freira agostiniana recoleta no mosteiro da Encarnação, onde um osso da santa também é guardado.
O padre Joaquín Martín Abad, capelão do mosteiro da Encarnação em Madri, disse ao semanário católico Alfa y Omega que "há evidências confiáveis de que o mesmo fenômeno [de liquefação do sangue] ocorre todos os anos".
Entre 1724 e 1730, 13 doutores em medicina e teologia fizeram observações e assinaram diante de um juiz "que a dita relíquia é a mesma que eles admiraram e viram líquida e solta no dia do glorioso mártir, 27 de julho; e, depois de sua festa, também a viram, dura e condensada, como está atualmente".
"Cerca de dois meses antes do procedimento, o conteúdo de cada ampola muda de cor, de opaco para mais transparente e avermelhado”, disse o padre Martín Abad à Alfa y Omega. “Inicialmente, o volume diminui, como se estivesse se contraindo, e depois aumenta, à medida que se transforma gradualmente em estado líquido".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A igreja do Real Mosteiro da Encarnação em Madri abre suas portas na véspera da festa de São Pantaleão para que fiéis possam rezar e testemunhar esse milagre, que se repete todos os anos há cerca de quatro séculos.
Horários de veneração da relíquia de são Pantaleão
Segundo a arquidiocese de Madri, Espanha, os fiéis puderam venerar a relíquia no último sábado (26), das 17h às 21h30. Ontem (27), das 9h às 14h e das 17h às 21h30.
A missa do último sábado foi às 19h30. E ontem, às 10h30, 12h, 13h e 19h30.
Fonte: www.acidigital.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário