ANO "C" - DIA: 08.09.2025
23ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Sois feliz, virgem Maria; e mereceis todo louvor; pois de vós se levantou o sol brilhante da justiça, que é Cristo, nosso Deus, pelo qual nós fomos salvos!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor
1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13 Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14 Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Transformação da história"
A origem de Jesus Cristo foi assim. Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo, e não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará luz no Filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1,1-16.18-23).
A partir de dentro
Irmãos e irmãs, continuamos as reflexões e homilias deste mês de setembro, mês da Palavra de Deus; e a genealogia de Jesus, que escutamos no dia de hoje, nesta festa da natividade da bem-aventurada Virgem Maria, revela o cumprimento da promessa de Deus e da aliança feita por Ele a Abraão e Davi, mostrando que a história da salvação é sempre conduzida por Deus através de gerações humanas, mesmo em meio a imperfeições.
Ainda assim, Deus age na história e a transforma a partir de dentro. E o nascimento virginal de Jesus, concebido pelo Espírito Santo, manifesta o mistério da encarnação, ou seja, Deus entra na história para transformá-la a partir de dentro, como acabamos de escutar.
Mas Ele entra na história não por obra da carne e do sangue, mas por iniciativa divina, que foi concebida pelo poder do Espírito Santo, tornando-se verdadeiramente o Emmanuel, Deus conosco.
Mais um destaque também no texto de hoje para a obediência de José, que acolhe Maria e o mistério que nela se realiza. Podemos aprender muito com o exemplo de José também neste dia, pois ele é modelo de fé e disponibilidade ao plano de Deus.
Será que estamos disponíveis aos planos d’Ele para a nossa vida?
José assume a paternidade e o mistério, tornando-se colaborador do designo divino, também Ele assim como a Virgem Maria.
Então que, neste dia da Natividade da Virgem Maria, também nós tenhamos disponibilidade de acolher a iniciativa de Deus que transforma a nossa vida para sempre.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Edison Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário