quinta-feira, 9 de outubro de 2025

EVANGELHO DO DIA (Lc 11,5-13)

ANO "C" - DIA: 09.10.2025
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5 "Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', 7 e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; 8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11 Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!"

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Perseverar na oração com atitude de confiança no amor do Pai"

Precisamos perseverar mesmo quando Deus parece demorar a responder
Queremos acolher você com muita alegria nesta Quinta-feira de adoração, quinta-feira dessa intimidade com o Nosso Senhor na Eucaristia. Hoje, é um dia propício, porque o Evangelho vai nos trazer algo profundo. Lá em Lucas 11,5-13, nós vamos ouvir o seguinte: “Pedi e dar-se-vos-á. Buscai e encontrarei. Batei e abre-se-vos-á. Quem pede, recebe; quem procura, acha”.
Pela persistência e perseverança daquele que bate, Deus atende

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina uma grande lição sobre a oração e a confiança em Deus. Ele começa com uma pequena parábola, um amigo que pede pão ao outro, no meio da noite, para receber ajuda. Apesar do incômodo, o amigo acaba atendendo ao pedido pela persistência e confiança daquele que bate.

O que nós precisamos compreender com isso? A perseverança na oração. O que mais hoje tem acontecido? As pessoas desistirem, as pessoas não perseveram. “Rezo, rezo, rezo, e nada acontece!”

Meu irmão, minha irmã, é preciso ter perseverança. Não é no nosso tempo, é no tempo de Deus. E Jesus nos mostra que, mesmo quando parece que Deus demora a responder, não devemos desistir, ou seja, precisamos perseverar.

Deus está atento e pronto a nos ouvir
A oração não é apenas uma palavra, mas uma atitude de confiança persistente. Quando batemos à porta, quando persistimos, Deus sabe que Ele vai realizar, na nossa vida, uma obra de salvação, ou seja, Ele quer que saibamos que está atento e pronto a nos ouvir.

Você tem desistido? Você tem desanimado na oração?
Persevere, porque tudo pode ser mudado pela força da oração. Mas você não pode desistir. Eu não posso desistir.

Deus, nosso Pai, quer o melhor para nós, ou seja, Jesus faz um contraste claro: se até os homens, com as suas limitações, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai dos céus, que é perfeito e amoroso.

O Espírito Santo nos guia, fortalece e consola
Termino dizendo que Deus não nos nega o que é bom, especialmente o que mais precisamos. O Espírito Santo nos guia, fortalece e consola. O que nós precisamos fazer é perseverar e não desistir.

Que o Senhor nos ajude, e que o Espírito Santo nos inspire a perseverar na oração, na confiança e na intimidade com nosso Senhor. Que nós possamos ter um coração simples e humilde para bater e para procurar, e nós encontraremos.

Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: