quinta-feira, 23 de outubro de 2025

EVANGELHO DO DIA (Lc 12,49-53)

ANO "C" - DIA:23.10.2025
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu tudo considero como perda e como lixo, a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49 "Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50 Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51 Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52 Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53 ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"O Evangelho exige coragem e entrega total a Jesus Cristo"

O Evangelho exige coragem e entrega total a Jesus Cristo
Hoje, quinta-feira, dia dedicado a Santíssima Eucaristia. Você já fez a sua adoração no dia de hoje? Se não fez, a partir do momento em que você estiver livre, faça o seu momento também de adoração.

O Evangelho de São Lucas 12,49-53 nos diz o seguinte: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Pensais que vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão”.

O fogo do Espírito Santo que renova nossa vida
O pano de fundo desta homilia é fogo, divisão e fidelidade radical a Cristo, ou seja, o Evangelho de hoje pode causar certo desconforto.

Jesus, que tantas vezes fala de paz, misericórdia e perdão, hoje diz: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, vim trazer não a paz, mas a divisão”.

Como entender isso que o Senhor nos traz no dia de hoje? Na Palavra da vinda d’Aquele que é chamado Príncipe da Paz. A teologia, a Doutrina da Igreja nos explicam isso.

O fogo como símbolo do Espírito Santo
O fogo, no Evangelho, tem um profundo valor simbólico. Ele representa o Espírito Santo, que transforma e purifica. Nós vivemos em Pentecostes, no Cenáculo em Jerusalém, línguas de fogo repousaram sobre os discípulos, ou seja, o amor de Deus ardente que consome o pecado e ilumina a verdade. O juízo de Deus que revela o que está escondido.

Não vim trazer a paz, mas a divisão, a consequência da fidelidade, ou seja, Jesus não promove a divisão por maldade, mas pela verdade do Evangelho.

Quando alguém decide seguir a Cristo de forma radical, essa decisão provoca rejeições; uns aceitam, outros rejeitam.

A divisão como consequência da verdade do Evangelho
A divisão mencionada é o conflito entre o Reino de Deus e os valores do mundo. É o mesmo que Ele viveu, ou seja, contradições: amado por muitos e rejeitado por outros.

E nós, que queremos seguir Jesus mais de perto, vamos viver justamente isso. E Ele nos fala para colocarmos a nossa consciência de que quem viver na verdade, quem viver na espiritualidade, nos valores do Evangelho, vai causar divisão entre aquilo que é o Reino de Deus e aquilo que são os valores do mundo. Permaneça firme e na fidelidade ao Evangelho.

Que o Senhor nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Rodolfo Ricardo
Sacerdote da C. Canção Nova

Nenhum comentário: