ANO "A" - DIA: 29.12.2025
5º DIA DA OITAVA DO NATAL (BRANCO)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Sois a luz que brilhará para os gentios e para a glória de Israel, o vosso povo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.
22 Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23 Conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor". 24 Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. 25 Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26 e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28 Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30 porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel". 33 O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Simeão e a espera fiel: confiança em Deus mesmo no silêncio"
Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na lei do Senhor. Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor. Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio no templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a lei ordenava. Tomou o menino nos braços e bendice a Deus (Lucas 2,22-35).
A esperança de Simeão estava na confiança em Deus
Irmãos e irmãs, Simeão representa o coração fiel que não desiste de esperar em Deus. E esse é o grande convite para você neste dia.
Não desista de esperar, e espere sempre em Deus. Sempre espere no correto, que é o nosso Senhor. Mesmo quando tudo parece silêncio, Simeão toma o menino nos braços e louva a Deus. Ele esperou a vida inteira pela promessa, a vida inteira.
Ao encontrar o Cristo, diz: “Agora, Senhor, podes deixar teu servo partir em paz”.
Irmãos e irmãs, quem viu Jesus, mesmo na fragilidade de um bebê, já viu tudo, viu o céu; então pode partir, de fato, em paz, como encontramos no canto de Simeão. Ele esperou com fé, e também nós devemos assim esperar.
Confiança em Deus é exemplo de quem sabe esperar com fé
Mesmo quando Deus parecia ausente, Simeão esperou. Então, mesmo quando Deus parecer ausente em sua vida, espere, confie, mantenha a fé, porque é uma aparente ausência, não é uma ausência real. Deus está sempre conosco.
O menino parece comum aos olhos do mundo, mas é reconhecido por quem tem coração puro. Que o Senhor purifique o nosso coração, que Ele purifique nossas intenções neste mundo, a fim de que possamos ver Deus verdadeiramente. O verdadeiro encontro com Deus não exige sinais. Não tinha nenhuma grandiosidade naquele menino. Ele tinha humildade, simplicidade, pobreza.
Reconhecer Deus na simplicidade e no silêncio
Deus não exige sinais grandiosos, mas se dá no silêncio, na oração, na adoração, na obediência. Naquele menino que se apresentava, não havia grandiosidade, havia muita simplicidade. Simeão viu, e por isso sua vida se completou quando viu aquela simplicidade.
Que também nós aprendamos a reconhecer e acolher Jesus quando Ele vem escondido.
Às vezes, Ele vem a nós escondido, talvez naquele irmão que você menos imagina, e ali está uma oportunidade. Ele vem frágil, vem silencioso, mas é sempre presente.
Sobre você desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Edison Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova

Nenhum comentário:
Postar um comentário