
Os cristãos protestantes costumam ensinar que Maria,
Mãe de Jesus, teve outros filhos além de Nosso Senhor. Que o Verdadeiro
Espírito Santo nos permita mostrar aos nossos irmãos separados a verdade
sobre os "irmãos" do Senhor.
Jesus, o primogênito
No Evangelho de São Lucas lemos: "Maria deu à Luz o seu filho primogênito"
(Lc 2,7). Aqui os protestantes enxergam indícios de que o Senhor foi
somente o primeiro filho de Maria. Ora, a palavra "primogênito" só
significa primeiro filho, podendo ele ser filho único ou não.
A própria Escritura Sagrada dá testemunho disto, vejamos:
"O Senhor disse a Moisés: "Faze o recenseamento de todos os primogênitos varões entre os israelitas, da idade de um mês para cima, e faze o levantamento dos seus nomes." (Num 3,40) (grifos meus).
Se para que seja primogênito é preciso que haja outros irmãos, como pode haver primogênitos "da idade de um mês para cima"?
Um outro exemplo está no livro do Êxodo: "e
morrerá todo primogênito na terra do Egito, desde o primogênito do
faraó, que deveria assentar-se no seu trono, até o primogênito do
escravo que faz girar a mó, assim como todo primogênito dos animais." (Ex. 11,5).
E a promessa de Deus se cumpre, onde lemos: "Pelo
meio da noite, o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde o
primogênito do faraó, que devia assentar-se no trono, até o primogênito
do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. O
faraó levantou-se durante a noite, assim como todos os seus servos e
todos os egípcios e fez-se um grande clamor no Egito, porque não havia
casa em que não houvesse um morto" (Ex. 12,29-30).
A própria tradição ensina que o Faraó só tinha um
único filho. Desta forma, a palavra "primogênito" em Lc 2,7 não prova
que o Senhor teve outros irmãos.
José "conheceu" Maria?
No Evangelho de São Mateus lemos: "José não conheceu Maria [não teve relações com ela] até que ela desse à luz um filho." (Mt 1,25).
Neste trecho os protestantes entendem que depois do parto, José "conheceu" Maria.
Quem entende o mínimo de exegese bíblia e cultura
judaica, saberá que o Evangelho de Mateus é coberto de "aramaísmos",
isto é, expressões típicas da língua aramaica e hebraica, que quando
traduzidas para outra língua não possuem o mesmo significado.
A expressão "até que", "até" ou "enquanto" na
linguagem bíblica, diz respeito somente ao passado. Para que isso fique
mais claro vejamos outros exemplos na própria Escritura:
Ainda em Mateus, encontramos a promessa do Senhor à Igreja: "Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."
(Mt 28,20) (grifo meu). Será que o versículo quer dizer que após a
consumação dos séculos, Jesus não estará mais com a Sua Igreja?
"Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte" (2 Sam 6,23) (grifo meu). O escritor sagrado quer dizer que depois de sua morte, Micol teve filhos?
Falando Deus a Jacó do alto da escada que este vira em sonhos, disse-lhe: "Não te abandonarei, enquanto não se cumprir tudo o que disse" (Gn 28,15) (grifo meu). Depois que se cumprir o que o Senhor disse, Ele então deveria abandonar Jacó?
Em Gênesis lemos: "[Noé] Soltou o corvo que foi e não voltou até que as águas secassem sobre a terra"
(Gn 8,7) (grifos meus). Aqui não significa que o corvo voltou após as
águas secarem, o que se quer é dar ênfase ao fato de que ele não voltou,
mostrando que as águas finalmente secaram.
Desta forma, em Mt 1,15, não significa que depois do
parto José deveria "conhecer" Maria. O Evangelista quer mostrar aqui o
milagre da encarnação do Verbo, que aconteceu por obra do Espírito
Santo, sem a intervenção do homem (cf. Is 7,14).
A palavra "irmãos" na Escritura Sagrada
Nossos irmãos protestantes alegam que em diversos lugares, o Evangelho fala dos "irmãos" de Jesus, como por exemplo: "estando Jesus a falar, disse-lhe alguém: eis que estão lá fora tua mãe e teus irmãos querem ver-te" (Mt 12, 46-47; Mc 3,31-32; Lc 8,19-20).
É importante dizer que nas Sagradas Letras, as
palavras "irmão", "irmã", "irmãos" e "irmãs" podem denotar qualquer grau
de parentesco. Isto porque, as línguas hebraica e aramaica não possuem
palavras que traduzem o nosso "primo" ou "prima", e serve-se da palavra
"irmão" ou "irmã". A palavra hebraica "ha", e a aramaica "aha",
são empregadas para designar irmãos e irmã do mesmo pai, e não da mesma
mãe (Gn 37, 16; 42,15; 43,5; 12,8-14; 39-15), sobrinhos, primos irmãos
(1 Par 23,21), primos segundos (Lv 10,4) e até parentes em geral (Jó
19,13-14; 42,11). Existem muitos exemplos na Sagrada Escritura.
Observamos no Gênesis que "Taré gerou Abraão, Naor e Harã; e Harã gerou a Ló" (Gn 11,27). E Ló então era sobrinho de Abraão. Contudo no mesmo Gênesis, mais adiante Abraão chama a Ló de irmão (Gn 13,8).
Ainda em Gn 14,12, o Evangelho nos relata a prisão de Ló; e no versículo 14 observamos: "Ouvindo,
pois Abraão que seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascido
em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã".
Jacó se declara irmão de Labão, quando na verdade era filho de Rebeca, irmã de Labão (Gn 29,12-15).
Assim a qualificação de alguém pela palavra "irmão"
ou "irmã" em relação ao Senhor, não significa necessariamente que fossem
irmãos de fato. A única certeza que se pode ter neste caso é que eram
parentes do Senhor.
A quem os Evangelhos chamam de "irmãos" do Senhor?
Os Evangelhos qualificam algumas pessoas como
"irmãos" do Senhor. A primeira referência que encontramos está em São
Mateus, onde lemos:
"Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?" (Mt 13,55).
Uma passagem correspondente encontramos em São Marcos:
"Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o
irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós
também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito" (Mc 6,3).
1. A importância da expressão "uiós Marias".
Interessante notar que São Marcos usa a expressão grega "uiós Marias", em português "o filho de Maria". Considerando Mateus e Lucas, observe o leitor que apenas o "o filho do carpinteiro" é chamado de "o filho de Maria" e não "um dos filhos de Maria". Isso pode não fazer muita diferença em português, mas em grego é muito significativo.
Primeiramente pelo fato da mulher ser a última das
criaturas no mundo antigo, normalmente a filiação de alguém sempre
referenciava o pai. Por exemplo: "o filho de Jonas", "o filho de Alfeu",
etc. Mas São Marcos ao falar da filiação de Cristo, não aponta para
José, mas para Santa Maria, utilizando uma expressão que normalmente só
era usada para designar filhos únicos.
É claro que esta ocorrência incomum no Evangelho de
Marcos não é sem propósito. O Evangelista que mostrar que Cristo era o
único filho de Santa Maria.
2. A Carta de São Paulo aos Gálatas
Segundo nossos irmãos protestantes, os supostos
irmãos de sangue de Jesus seriam: Tiago, José, Simão e Judas. É o que o
eles afirmam lendo Mt 13,55 e Mc 6,3, confiando que estão sendo guiados
pelo Espírito Santo. Dizem ainda que São Paulo confirma isto, pois na
carta aos Gálatas ele escreve: "Três anos depois subi a Jerusalém para conhecer Cefas [Pedro], e fiquei com ele quinze dias. E dos outros apóstolos [que estão em Jerusalém] não vi a nenhum, senão a Tiago, irmão do Senhor? (Gl 1,18-19).
Segundo a referência paulina acima, este Tiago, "irmão do Senhor", é de fato um Apóstolo.
Segundo as listas de Mateus, Marcos e Lucas, existiram dois apóstolos de nome Tiago. Vejamos:
"Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor" (Mt 10, 2-4) (grifos meus).
"Escolheu estes doze: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu,
e João, seu irmão, aos quais pôs o nome de Boanerges, que quer dizer
Filhos do Trovão. Ele escolheu também André, Filipe, Bartolomeu, Mateus,
Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador; e Judas Iscariotes, que o entregou" (Mc 3,16-19) (grifos meus).
"Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e
escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: Simão, a quem deu o
sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor" (Lc 6,13-16) (grifos meus).
Conforme podemos observar, um Tiago era filho de
Zebedeu e o outro filho de Alfeu. Agora eu pergunto aos meus irmãos
protestantes: o que tem Zebedeu e Alfeu com Santa Maria, Mãe de Jesus"
Ora, é ponto pacífico entre todos os cristãos que
Santa Maria só foi casada com São José, e que não se casou depois.
Portanto, este Tiago, o qual São Paulo se refere em sua carta aos
Gálatas não era irmão de sangue do Senhor Jesus; logo, as palavras do
Apóstolo não dão suporte à tese protestante.
3. Distinguindo os Tiagos
Primeiro é preciso fazer uma distinção entre os dois
"Tiagos" que foram apóstolos. O Tiago, filho de Alfeu (cf. Mt 10,3; Mc
3,18; Lc 6,15) era também chamado de "o menor", veja:
"E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé" (Mc 15,40) (grifos meus).
Este Tiago que era irmão de José, não é filho de Zebedeu conforme vemos em São Mateus:
"Havia ali também algumas mulheres que de longe
olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o servir. Entre elas
se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu" (Mt 27,55-56) (grifos meus).
Como vemos acima, a Mãe de Tiago e José não é a mãe dos filhos de Zebedeu. Desta forma, o Tiago chamado "o menor" em Mc 15,40 era o filho de Alfeu. Com efeito, tanto São Marcos quanto São Lucas identificam este Tiago como irmão de José.
Podemos então distinguir os dois "Tiagos" assim: Tiago, o Maior, é filho de Zebedeu e Tiago, o Menor, é filho de Alfeu.
4. Os irmãos dos Tiagos
Na lista dos apóstolos de São Lucas, Judas era irmão
do Tiago filho de Alfeu (cf. Lc 6,16), o que corrobora com o livro de
Ato, onde encontramos:
"Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de
cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André,
Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o
Zelador, e Judas, irmão de Tiago" (At 1,13) (grifos meus).
Segundo São Mateus e São Marcos este Judas era também chamado Tadeu (cf. Mt 10,3; Mc 3,18).
Até aqui os filhos de Zebedeu são Tiago (o Maior) e
João (cf. Mc 3,16; Mt 10,2). Os filhos de Alfeu são Tiago (o Menor),
Judas Tadeu e José (cf. Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,15; At 1,13).
5. Quem é o Tiago referido na carta aos Gálatas?
São Paulo chama um dos "Tiagos" de "irmão do Senhor"
(cf. Gl 1,19). Vimos ele ou é um dos filhos de Zebedeu ou Alfeu, e não
de José, portanto, não é irmão de sangue do Senhor Jesus.
Quem é este Tiago a quem o Santo Apóstolo se refere? O
Maior (filho de Zebedeu e irmão de João) ou o Menor (filho de Alfeu e
irmão de Judas)?
Em Atos lemos que o Tiago, irmão de João foi morto após perseguição de Herodes:
"Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar. Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João" (At 12,1-2) (grifos meus).
Isto aconteceu depois que São Paulo esteve em
Jerusalém para ver os Apóstolos, pois o seu relato em Gl 1,18-19 é o
mesmo evento narrado por São Lucas em Atos 9:
"Chegando a Jerusalém, [Paulo] tentava ajuntar-se
aos discípulos, mas todos o temiam, não querendo crer que se tivesse
tornado discípulo. Então Barnabé, levando-o consigo, apresentou-o aos
apóstolos e contou-lhes como Saulo vira o Senhor no caminho, e que lhe
havia falado, e como em Damasco pregara, com desassombro, o nome de
Jesus. Daí por diante permaneceu com eles, saindo e entrando em
Jerusalém, e pregando, destemidamente, o nome do Senhor" (At 9, 26-28).
Assim, quando São Paulo esteve em Jerusalém para
conhecer os apóstolos, os dois "Tiagos" estavam vivos, mas se prestarmos
atenção na seqüência entre os capítulos 1 e 2 da carta aos Gálatas,
veremos que o Tiago referido em Gl 2,9 parece ser o mesmo de Gl 1,19. O
capítulo 2 da carta aos Gálatas se refere ao Concílio de Jerusalém,
narrado em At 15, quando o Tiago, filho de Zebedeu já havia sido morto
(cf. At 12,1-2).
Com efeito, Rufino ("Comentário ao Credo dos Apóstolos", 37) e Eusébio de Cesaréia ("História Eclesiástica",
II,23), ambos historiadores da Igreja Antiga, registraram a Tradição
Apostólica que identifica Tiago, autor da Epístola de Tiago, como irmão
do Senhor. É sabido que o autor da Epístola a Tiago, é o Tiago filho de
Alfeu, irmão de Judas Tadeu (cf. Jd 1,1), o autor da Epístola de Judas.
6. Identificando os "irmãos" de Jesus
Vimos que São Paulo dá testemunho da Tradição
Apostólica de identificar Tiago, filho de Alfeu, como irmão do Senhor
Jesus. Lembremos que este Tiago tem com irmãos Judas Tadeu e José.
Ora, exatamente os nomes Tiago, Judas e José que encabeçam a lista dos "irmãos" de Jesus na lista dos Evangelistas, lembremos:
"Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito" (Mc 6,3) (grifos meus).
"Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?" (Mt 13,55) (grifos meus).
7. Identificando a mãe dos "irmãos" de Jesus
Para ficar ainda mais claro que Tiago, José e Judas são primos de Jesus, vamos identificar mãe deles.
Os evangelistas relataram que além da Mãe de Jesus, outras mulheres estavam próximas ao calvário. Vejamos:
"Havia ali [no Calvário] também algumas mulheres
que de longe olhavam; tinham seguido Jesus desde a Galiléia para o
servir. Entre elas se achavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu" (Mt 27,55-56) (grifos meus).
Segundo São Mateus eram elas: Maria Madalena, Maria
mãe de Tiago e José e a mãe dos filhos de Zebedeu. Com efeito, Tiago e
José que também são irmãos de Judas Tadeu tem por mãe uma Maria que não é
a mãe do Senhor. Os filhos de Zebedeu são Tiago Maior e São João, cuja
mãe também estava na cena da crucificação.
"E também estavam ali algumas mulheres, olhando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago o menor e de José, e Salomé" (Mc 15,40).
São Marcos eram elas: Maria Madalena, Maria mãe de
Tiago e José que também são irmãos de Judas e Salomé. Em concordância
com São Mateus, Salomé só pode ser a mãe dos filhos de Zebedeu, isto é, a
mãe de Tiago Maior e São João. Novamente a Maria mãe de Tiago, Judas e
José não é a Maria mãe de Jesus. Esta Maria tinha por marido Alfeu.
"Estavam junto à cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria [esposa] de Cleofas, e Maria de Mágdala" (Jo 19,25).
São João identifica Maria esposa de Cleofas como tia
de Jesus, isto é, irmã de Santa Maria. Ora, sabemos que Tiago Maior e
São João não são primos de Jesus, caso contrário seriam chamados "irmãos
do Senhor"; assim, Salomé não é a Maria esposa de Cleofas.
Esta Maria, esposa de Cleofas, é a mãe de Tiago, José
e Judas. Portanto, estes "irmãos" de Jesus, são na verdade seus primos,
filhos de Maria, tia de Jesus.
Como na antiguidade os homens normalmente eram
conhecidos por dois nomes, alguns acreditam que Cleofas é o outro nome
de Alfeu. Outros sustentam a tese de que Cleofas é o marido de um
segundo casamento de Maria, tia de Jesus. Com efeito, somente Tiago é
referido como filho de Alfeu (ver item 2 deste artigo), enquanto se diz
apenas que Judas e José são seus irmãos.
Sendo Alfeu e Cleofas, a mesma pessoa ou não, isso
não oferece qualquer problema, pois de fato Tiago, Judas e José, são
filhos de Maria, tia de Jesus; não importando se Tiago Menor é filho de
Alfeu e Judas e José filhos de Cleofas.
8. Quem é Simão?
Em Mt 13,55 e Mc 6,3 encontramos o nome de Simão junto com os de Tiago, José e Judas.
Quando São Mateus e São Marcos elencam os apóstolos,
sempre colocam o nome dos irmãos em seqüência. Ex: Pedro e André, Tiago
Maior e João, etc.
Nestas mesmas listas, próximo aos nomes dos irmãos Tiago Menor e Judas Tadeu, os evangelistas citam um Simão: "Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu. Simão, o cananeu [...]" (Mt 10,3-4) e "[...] Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o Zelador" (Mc 3,18).
Com efeito, Eusébio de Cesaréia em sua "História Eclesiástica" registra que este Simão era primo do Senhor e filho de Cleofas:
"Após o martírio de Tiago [menor] e a destruição
de Jerusalém, ocorrida logo depois, conta-se que os sobreviventes dos
Apóstolos e discípulos do Senhor vindos de todas as partes se
congregaram e com os consangüíneos do Senhor 'havia um grande número
deles ainda vivos' reuniram-se em conselho para verificar quem julgariam
digno de suceder a Tiago. Todos unanimemente consideraram idôneo para
ocupar a sede desta Igreja Simeão, filho de Cléofas, de quem se faz
memória no livro do Evangelho (Lc 24,18; Jô 19,25). Diz-se que era primo
do Salvador. Efetivamente, Hegesipo [historiador antigo] declara que
Cléofas era irmão de José" (HE III,11).
Conclusão
Os "irmãos" de Jesus são seus primos, filhos da irmã
da Mãe do Senhor, cujo nome é também Maria; são eles Tiago, José, Judas
Tadeu e Simão. Este é o testemunho da Sagrada Escritura e da Memória dos
primeiros cristãos.
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