terça-feira, 24 de setembro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 8,19-21)

ANO "B" - DIA: 24.09.2023
24ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19 a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20 Então anunciaram a Jesus: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver". 21 Jesus respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Nem parentela, nem multidão"

“Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lucas 8,19-21).
Proximidade com Jesus

Meus irmãos e minhas irmãs, as relações de proximidade com Jesus são definidas por Ele. Duas palavras, nos termos originais, nos ajudarão a compreender isso: akouontes e poiountes, ou seja, aqueles que ouvem e aqueles que praticam.

Ouvir, no sentido de aderir, dar atenção profunda àquilo que se escuta, enquanto que praticar conota o fazer algo a partir de alguma coisa, agir corretamente, observar atentamente uma determinada realidade.

Ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática!

Com isso, fica claro que não basta ser uma parentela consanguínea de Jesus.

Não dá para dizer a Jesus quando estivermos frente a frente com Ele: “Olha, os meus avós eram muito devotos, eram muito católicos, frequentavam a Igreja”; “Olha, meu pai era ministro da eucaristia”; “Então, meu irmão era padre e minha esposa é muito rezadeira”. Cada um precisa ouvir e praticar a Palavra de Jesus.
Alguém na multidão

Também fica claro que não basta ser alguém na multidão que segue Jesus, porque vemos que os parentes não conseguiam se aproximar d’Ele por causa do grande número de pessoas. Não será possível dizer a Jesus, quando estivermos frente a frente com Ele: “Senhor, eu estava naquele encontro com 100 mil pessoas” ou “Senhor, eu fiz o E.C.C. com meu cônjuge” ou ainda “Eu fiz o encontro de jovens, participei de acampamentos e do apostolado de oração…”, ou “Eu rezava o rosário da madrugada sempre!”. É preciso que cada um ouça e pratique a Palavra de Deus em sua vida.

Portanto, o argumento de fazer parte da parentela ou da multidão que segue o Senhor não vai servir.

Jesus precisa ser amado pessoalmente, precisa ser escutado e vivido por todos nós; aí então faremos parte da família de Jesus, seremos membros da família de Deus.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: