
“E Jesus perguntou: ‘Por que este medo, gente de pouca fé?’ Então levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria.” (Mateus 8, 26)
Na passagem da tempestade acalmada, os discípulos estavam conduzindo o barco enquanto Jesus descansava. De repente, o vento soprou muito forte, e as ondas agitaram o mar a ponto de encher o barco de água. Com medo, os discípulos acordaram Jesus, que ordenou ao vento que cessasse e fez-se uma grande calmaria.
Podemos comparar nossa vida a esse barco junto com Jesus. Em algum momento, ou até em vários, passamos por tempestades. Nessas horas de aflição, precisamos ter fé e confiar que Jesus está conosco no barco, nos guiando e nos sustentando, mesmo quando as dificuldades parecem insuportáveis.
Senhor, salva-nos, nós perecemos!
“Os discípulos achegaram-se a Ele e O acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos.” (Mateus 8,25)
Podemos observar duas situações nesta passagem: de um lado, temos os discípulos desesperados, apavorados e com medo; do outro, temos Jesus, que dormia, ou seja, estava em paz, mesmo no meio da tempestade. A lição que podemos tirar disso é que precisamos agir com fé, mesmo quando a situação ao nosso redor nos diz que estamos perdidos. Em momentos de medo, quando sentimos que o Senhor nos abandonou ou que não está ao nosso lado, precisamos lembrar: Ele está sempre conosco. Ele nunca nos abandona.
E como agir assim?
É necessário ter fé em meio às tempestades da vida, manter nosso olhar firme em Jesus e voltado para o Céu. Não devemos deixar as situações externas tomarem o lugar de Jesus, por mais difíceis que elas pareçam ser. Em nossa humanidade, tendemos a agir com desespero e medo, mas é justamente nesses momentos que a fé deve ser nossa força.
Mas Jesus perguntou: “Por que tendes medo?”. Temos medo porque olhamos para nossas incapacidades, nossas misérias, e abandonamos a nossa fé. Os discípulos olharam para a tempestade, viram a fragilidade do barco e reconheceram sua própria fraqueza, e assim, o medo tomou conta deles. Nós também, quando olhamos para nossas tempestades e vemos o quanto somos frágeis, somos tomados pelo medo. A verdade, porém, é que Jesus é quem nos torna fortes. Ele é a nossa força.
A fé precisa ser o nosso sustento! Quando o sofrimento, o medo ou a tempestade balançarem o barco da nossa vida, precisamos agir com fé e declarar: Sim, o Senhor está comigo, e então eu não temo coisa alguma”. Que nossos olhos permaneçam firmes em Jesus, que Ele seja o nosso sustento e fortaleça a nossa fé e a nossa esperança no Céu.
Taciane Oliveira
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator
Fonte: www.pantokrator.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário