ANO "C" - DIA: 01.04.2025
4ª SEMANA DA QUARESMA (ROXO)
— Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos!
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2 Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3 Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos —. 4 De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5 Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6 Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: "Queres ficar curado?" 7 O doente respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente". 8 Jesus disse: "Levanta-te, pega a tua cama e anda". 9 No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10 Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: "É sábado! Não te é permitido carregar tua cama". 11 Ele respondeu-lhes: "Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda' ". 12 Então lhe perguntaram: "Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?' " 13 O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14 Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: "Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior". 15 Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16 Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Deseja e busca a cura"
“Naquele tempo, por ocasião de uma festa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. Existe, em Jerusalém, junto à porta das ovelhas, uma piscina chamada, em hebraico, Betisada, que tem cinco pórticos. Ali, jazia um grande número de enfermos, cegos, coxos e paralíticos. Estava ali também um homem enfermo há 38 anos. Ao vê-lo deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, Jesus perguntou-lhe: ‘Queres ser curado?’ O enfermo respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me introduza na piscina quando a água é agitada. Enquanto eu vou, outro desce antes de mim’. Disse-lhe Jesus: ‘Levanta-te, toma tua cama e anda'” (João 5,1-16).
A Paralisia Espiritual
Aqui, meus irmãos e minhas irmãs, existe o contexto de um homem que estava paralisado, paralítico há 38 anos, e também outras pessoas que estavam na mesma condição. Mas existiam os fariseus, os mestres da lei que estavam paralisados não física, mas espiritualmente.
O paralítico de Betesda e a cura do pecado
É nessa realidade que eu quero levar você a refletir, no dia de hoje, sobre a paralisia, a cegueira espiritual em que muitos de nós podemos estar. Aqui, existe algo muito importante: o homem, que estava há 38 anos paralisado, tinha o desejo de ser curado.
A Importância do Desejo
O que isso significa para nós?
Que nós devemos nos aproximar de Jesus para sermos curados, mas precisamos desejar. Essa cura é, justamente, a cura do pecado, e o pecado gera em nós um grande mal, mais do que uma enfermidade física.
Porque, meus irmãos, minhas irmãs, se a pessoa que vive uma enfermidade, uma paralisia está em Deus, ela tem o seu coração curado por Ele, e isso vai levá-la à salvação.
A cegueira Espiritual e o Afastamento de Deus
O pecado nos faz ficar cegos diante daquilo que Deus nos oferece. E isso pode nos custar a nossa salvação se nós não formos curados por Jesus. Aquele homem desejou ser curado por Cristo.
A Cura em Jesus: Renovação e Salvação
Essa é uma opção que nós vamos fazer de forma livre, deixar-se curar e não pecar. E isso pode nos levar a um esfriamento espiritual e também a um afastamento de Deus. Faça como esse homem que estava ali paralítico, mas que desejava ser curado por Jesus.
A Ação de Jesus em Nossas Vidas
Isso deve nos levar a uma conversão verdadeira e a um desejo de estar unido a Deus sempre. Que o Senhor nos abençoe, que o Senhor nos tire de toda cegueira e de toda dureza que o pecado pode causar em nós, e só Jesus pode tocar na nossa vida e nos curar profundamente.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário