ANO "A" - DIA: 30.06.2020
13ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.
25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"A fé gera confiança em nós"
“Uma tempestade muito violenta surgiu no lago, com ondas que cobriam o barco, mas ele dormiu. Os discípulos chegaram e o acordaram dizendo: Senhor, salve-nos, estamos perdidos! ” (Mt 8, 24-25)
Nos mares da vida, todos enfrentamos as ondas agitadas do mundo, de situações, de tribulações e de muitas situações que vivemos no nosso dia a dia. Não são ondas agitadas que causam desagradável dentro de nós, são as ondas que vêm de dentro de nós que causam angústia real porque simplesmente nos deixam atormentados.
Quantos de nós não dormimos, não estamos calmos, agitados, preocupados, aterrorizados e aterrorizados por causa dos dramas e coisas perturbadoras? Quantos de nós são movidos por muita ansiedade, o que causa uma verdadeira agonia na alma e no espírito.
Estamos nos mexendo e, dentro de nós, vivendo tormentos que nem sequer podemos rezar muito bem, porque a cabeça é uma verdadeira divagação, é uma terrível agitação mental, não paramos de pensar no que nos preocupa, naquelas situações que não são resolvidas. O coração nem podemos falar é sempre perturbado e marcado pelos sons angustiantes e preocupantes da vida.
A fé nos dá a direção a seguir no meio das tribulações da vida
O coração está sempre agitado, às vezes pela tristeza, pelo ressentimento, que é um verdadeiro terror, e há um momento em que, com tudo isso misturado, o medo ainda vem, medos, apreensões ou coisas que não andam do outro lado. forma que queremos, que planejamos ou sonhamos, se nossa vida se tornar um verdadeiro tormento.
Estamos no meio das ondas agitadas e atormentadas da vida e, no meio de tudo isso, Jesus parece estar dormindo. Não é que Jesus dorme e não se preocupe com nada, mas Seu coração é dominado pela mansidão, apenas criaremos pavor e piorará a situação. Ninguém resolve nada ou toma decisões calmas e sensatas na vida, se não é movido pela sobriedade do Espírito, pela mansidão de coração e pela serenidade da alma.
Portanto, fé não é simplesmente rezar com o rosário na sua mão, rezar o rosário mesmo desesperado e estar com a Bíblia porque você confia em Deus; fé não é apenas isso, porque fé é confiança e abandono, a fé está permitindo que ela cure a alma e o coração. A fé entra em nós para nos tornar serenos e não nos tornar violentos nos sentimentos e impulsos da alma. É a fé que nos acalma e gera confiança em nós, nos dá a direção de continuar caminhando no meio das tribulações e das agitadas ondas da vida.
"Como você está com medo! Quão pouca fé eles têm! Que a fé cure nossas almas, supere nossos medos e ensine-nos a seguir as tempestades da vida com serenidade.
Deus te abençoe!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário