ANO "B" - DIA: 06.10.2021
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"O segredo da oração é estar na presença do Pai"
«Um dia, Jesus estava a rezar num determinado lugar e, quando terminou, um dos seus discípulos disse-lhe: Senhor, ensina-nos a rezar, como João ensinou aos seus discípulos» (Lc 11, 1).
Jesus é o homem que ora, aquele que ora em todos os momentos e em todos os lugares, aquele que se reúne para estar na presença de Deus. E uma vez que Jesus estava orando em um lugar - porque em todos os lugares que Jesus ia, Ele primeiro se retirava para orar - é que Seus discípulos começaram a perceber, a ter consciência de que o Mestre estava orando, e eles queriam saber o segredo de Jesus , porque Ele se voltou com grande intensidade para a oração.
O segredo da oração é, primeiro, querer orar, é ter a vontade de estar na presença de Deus em todos os momentos e em todos os lugares. O segredo da oração não é nenhuma fórmula mágica, mas sim a intensidade da alma e do coração na busca de Deus. É preciso querer estar em Deus, porque há momentos em que somos muitos em nós mesmos, ligados aos nossos problemas, aflições e perturbações, há momentos em que estamos sendo guiados pelas nossas vaidades, há momentos em que nos concentramos em muitas coisas neste mundo que não somos completos na presença de Deus.
Basta nos colocarmos na presença de Deus, que está em nosso meio, para que a oração venha da nossa alma e do nosso coração.
Quando Jesus se aposentou, significa que Ele tirou tudo para ser tudo de Deus. Para orar, precisamos estar inteiros na presença de Deus, e é porque não sabemos orar que devemos ter a humildade de pedir: "Ensina-nos a orar".
Jesus nos ensina que orar é nos colocarmos na presença do Pai, orar é glorificar, exaltar, santificar, louvar e abençoar aquele que é nosso Pai. Basta colocar-nos na presença de Deus, que está entre nós, para que a oração saia da nossa alma e do nosso coração. Sei que muitas vezes, por causa das aflições, queremos transformar nossas orações em pedidos e súplicas. Podemos, sim, pedir e implorar, mas devemos, primeiro, colocar-nos na presença deste Pai, ser amados, cuidados, curados e transformados por Ele. Temos que pedir a este Pai que nos coloque em Seu Reino, que nos tire do reino das trevas que está dentro de nós, das confusões que estão dentro de nós; e que nos coloca, de fato, na presença de Seu Reino.
É no Reino que realmente pedimos o pão necessário, o alimento necessário para a nossa vida diária, é na presença de Deus que pedimos o perdão e nos abrimos para perdoar uns aos outros. É na presença de Deus que imploramos pela graça de vencer as tentações da vida, por isso orar e ter comunhão com Deus, é colocar-nos na Sua presença em espírito e verdade, e ser levados pelo Senhor que está em nosso meio.
Deus te abençoe!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário