ANO "C" - DIA: 17.06.2022
11ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Busque constantemente as coisas do Céu para o seu coração"
“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração’” (Mateus 6,19-21).
Meus irmãos e minhas irmãs, em qual lugar vocês têm o coração? Em qual lugar eu tenho o meu coração? É importante colocar-nos essa pergunta, porque, a partir dela, nós saberemos o que realmente consideramos como um tesouro na nossa vida.
Onde nós ancoramos o nosso coração, ali estará o nosso tesouro. E como disse, é um bom momento de reflexão pessoal para que eu e você compreendamos o que são os tesouros da nossa vida, quais são esses tesouros.
Porque nós sabemos que existem alguns lugares onde nós colocamos o nosso coração, mas lugares cheios de ladrões, cheio de traças e cheios de ferrugens. Existem, sim, essas realidades que, muitas vezes, nós colocamos o nosso coração e, muitas vezes, experimentamos o assalto dos nossos sentimentos, das nossas emoções, o assalto das nossas preciosidades, os nossos valores.
Por melhor que sejam os lugares aqui, só o Céu é o lugar seguro para colocar o nosso coração
Muitas vezes, situações que corroem os nossos valores, que destroem a nossa capacidade de nos ver, de enxergar a nossa dignidade, enxergar a dignidade do outro. Mas também, do contrário, existem aqueles lugares onde o nosso coração frutifica, existem aqueles lugares onde depositamos o nosso coração, onde existe o gosto de vida, existe o sabor de vida, existe o sabor de vida eterna, mesmo estando em realidades terrenas, mesmo estando aqui na Terra. Existem lugares onde nós depositamos o nosso coração que nos fazem experimentar o sabor da vida com Deus, da vida definitiva com Ele.
Agora, uma coisa é importante notar: todas essas realidades temporais que nós vivemos neste mundo, a nossa relação com os bens materiais, com as coisas, com as pessoas. Por melhor que sejam os lugares aqui, só o Céu é o lugar seguro para colocar o nosso coração.
Por isso, hoje, a Palavra de Jesus desperta o nosso coração para que ele (o coração) esteja em Deus, para que ele esteja no Céu e busque constantemente as coisas do Céu. Aqui, na Terra, teremos sempre os elementos das decepções, das falhas, das nossas expectativas que, muitas vezes, podem ser frustradas. Por isso, a necessidade de lidar bem com as coisas da Terra, mas nunca deixar de ter o coração no Céu, porque lá está verdadeiramente a pátria do nosso coração, o lugar onde nós podemos repousar o nosso coração e experimentar profundamente a verdadeira felicidade.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário