terça-feira, 28 de junho de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mt 8,23-27)

ANO "C" - DIA: 28.06.2022
13ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERMELHO)
MARTÍRIO DE SANTO IRINEU, BISPO DE LION

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Transforme todos os seus problemas em oração"

“Naquele tempo, Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: ‘Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!’” (Mateus 8,23-25).

Bem, meus irmãos, os discípulos estão passando por uma tempestade violenta. Quais são as suas tempestades hoje? Quais são as realidades pelas quais você está hoje atravessando? Quais são os dilemas, os problemas, as suas lutas? Porque isso precisa falar ao nosso coração. Mas também, no meio dessas tempestades da nossa vida, a pergunta que os discípulos fizeram para Jesus pode incomodar o nosso coração: Onde está Deus em tudo isso? Onde está o Senhor? Por que o Senhor dorme enquanto estou aqui padecendo e sofrendo essa realidade?

Bom, essa pergunta pode fazer parte do nosso coração — como eu disse –, mas ela pode interferir muito incisivamente na nossa vida espiritual. Porque, no momento de crise, no momento em que nós atravessamos uma dificuldade, uma provação, se não temos clara a nossa visão de Deus, num momento desse nos perguntando onde está Deus, podemos abandonar a nossa fé, podemos relaxar na nossa vida de oração, podemos fazer outras escolhas, buscar outras alternativas religiosas. “Já que esse Deus católico não resolve meu problema, vou buscar um outro, vou atrás de um outro”. Isso é muito arriscado!
Transforme os problemas que você vive, os dilemas que você está enfrentando, transforme isso em oração

O descontentamento com Deus precisa se transformar em oração. Os discípulos estavam ali apavorados: “Senhor, estamos aqui perecendo e você está dormindo”. Mas o que eles fizeram depois? “Senhor, salva-nos”. O descontentamento dos discípulos se transformou em oração.

Então, transforme os problemas que você vive, os dilemas que você está enfrentando, transforme isso em oração. Diga: “Senhor, salva-me”, “Salva-me desta situação, porque estou sofrendo, estou padecendo no meio desta realidade”. Que a sua oração seja sincera, que não seja uma oração de sentimentalismo, mas seja uma oração bem sincera, uma oração que nos ensine a experimentar a confiança na presença e na ação de Jesus na nossa vida.

E não aquele Cristo da “varinha mágica”, que vem e acaba com os nossos problemas, acalma a nossa tempestade e resolve tudo; mas a oração que nos leva a experimentar a presença de Jesus. Mesmo que o problema persista, mesmo que a situação continue, mas você sabe quem está do teu lado: Jesus, o Senhor, Ele o acompanha, Ele está com você na barca da sua vida, bem dentro do olho do furacão dos seus problemas, Ele está do seu lado. Segure na mão d’Ele, faça a sua oração sincera. Senhor, salva-me!

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova



Nenhum comentário: