sábado, 9 de julho de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mt 10,24-33)

ANO "C" - DIA: 09.07.2022
13ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!

26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Não tenha medo de acolher o Senhor em sua vida"

“Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!” (Mateus 10,26-27).

O Senhor falava, ontem mesmo, a respeito da perseguição com relação aos familiares. Aquele que segue, que serve o Cristo passará por provações, passará por dificuldades até mesmo entre os seus, entre aqueles que são de sua casa. E também houve essa conversa ou esse boato e essa acusação de que Jesus realizava as curas em nome do demônio, de Belzebu.

Jesus explicou: uma casa dividida não subsiste, ela não se edifica, não permanece. Somente a casa unida, aqueles que estão em consonância, aqueles que estão em comunhão com Nosso Senhor conseguem realizar as obras d’Ele. Por isso que o Senhor realizava as obras do Pai, as curas, os milagres, o anúncio que gerava conversão, porque Ele estava unido ao Pai.

Não era por obra do demônio que Ele realizava, mas por obra de Deus, pela mão de Deus. E o Senhor dizia aqui, e instruía e nos instrui: “Olha, não tenhais medo deles, nada há de encoberto que não venha a ser revelado”, “Olha, uma hora a casa vai cair”, “Uma hora…” Eles não vão conseguir manter esse discurso, porque, infelizmente, os fariseus mantinham ali um rosto, uma caricatura, mas não traduziam com a vida.
Não tenhamos medo de portar essa Boa Nova e de levá-la, mesmo diante da perseguição

Então, nada há de encoberto que não venha a ser descoberto. Tudo vem à luz. Na caminhada as coisas vêm, virão à luz. Nada há de encoberto que não seja conhecido.

“O que eu digo na escuridão”, o que o Senhor disse a eles no ‘tu a tu’, no momento que o Senhor estava ali com eles, deveriam proclamar sobre os telhados.

Aqui, temos também a nossa evangelização através dos meios de comunicação, fazemos essa leitura, mas também fazemos a leitura de que aquele que está em comunhão com o Senhor, comunica o Senhor, comunica Aquele do qual ele está em comunhão. Então, na intimidade com o Senhor, na oração, comunique-O sobre os telhados, comunique-O através dos meios de comunicação, comunique-O com a sua vida, com o seu testemunho.

Não tenhamos medo de acolher Nosso Senhor, de levar Nosso Senhor, de anunciar Nosso Senhor. Não tenhamos medo de portar essa Boa Nova e de levá-la, mesmo diante da perseguição. Porque tudo vale a pena, meus irmãos, se fizermos por amor a Nosso Senhor, e Ele vai nos capacitar para sermos Seus instrumentos na vida dos nossos.

Proclamemos nos telhados, proclamemos com a nossa boca que Jesus Cristo é o Senhor. E que muitos que estão por aí possam captar essa mensagem. A perseguição só nos fortalece ainda mais e deve nos fortalecer para irmos além, para irmos mais longe ainda.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: