quarta-feira, 20 de julho de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mt 13,1-9)

ANO "C" - DIA: 20.07.2022
16ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas:

“O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.

7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Seja um bom terreno para acolher a Palavra do Senhor"

“Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!” (Mateus 13,8-9).

Meus irmãos, é o Evangelho onde o Senhor conta sobre o semeador que saiu a semear, que lançou as sementes, e as sementes caíram em vários lugares. Uma parte da semente caiu no caminho, uma parte da semente caiu num solo pedregoso, num terreno pedregoso; outras sementes caíram entre os espinhos e, por fim, algumas sementes caíram em terreno bom. E foi nesse terreno bom que frutificou, que as sementes frutificaram, que elas brotaram, que elas deram frutos.

Somos chamados pelo Senhor a sermos um bom terreno. E aqui é interessante que Nosso Senhor lança as sementes, independente do tipo de terreno. A semente é sempre lançada, para dizer assim que Deus sempre acredita e Ele lança. Ainda que eu e você sejamos maus terrenos, o Senhor continua a lançar a semente.
Somos chamados a dar bons frutos, a ser bons terrenos para acolher a Palavra de Deus

Infelizmente, escutamos, não é? “Algumas sementes não brotaram ou foram sufocadas”, mas a semente que caiu no terreno bom, ela pôde brotar, ela pôde dar frutos.

Somos chamados, hoje, a darmos bons frutos, a sermos bons terrenos para acolher a Palavra de Deus. A semente é a Palavra que é lançada. Como ser um bom terreno, então, para acolher a Palavra? Ter um coração aberto a Ele, ter um coração aberto aos Seus ensinamentos. Por isso, meus irmãos, ouvidos atentos, coração aberto para fazer a vontade de Deus.

A semente do Senhor tem sido lançada, a Palavra do Senhor tem sido oferecida a nós. Se a vivermos, sim!, se a praticarmos, produziremos frutos. Por isso, acolhamos a Palavra de Deus, por isso acolhamos a Palavra do Senhor e vamos dar bons frutos para a glória do Senhor.

Ouçamos o Senhor, prestemos atenção! Como bons alunos lá na escola, precisamos fazer isso, não é? Os nossos professores nos transmitiram ali os ensinamentos, e porque nós prestamos atenção, fizemos a prova, conseguimos tirar uma boa nota. Na escola da vida de Jesus, precisamos estar atentos a Ele, porque a prova da vida vai nos exigir respostas.

Que possamos dar boas respostas, porque ouvimos a Sua Palavra, porque praticamos a Sua Palavra e, consequentemente, o mundo verá os frutos, porque estamos dando um bom testemunho. Vamos dar um bom testemunho para este mundo!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Marcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: