quinta-feira, 28 de julho de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mt 13,47-53)

ANO "C" - DIA: 28.07.2022
17ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Lance suas redes e selecione bons peixes para o Reino"

“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam” (Mateus 13,47-48).

Jesus, aqui, continua a contar as Suas parábolas, continua a ensinar os Seus discípulos e a nos ensinar. Ele diz aqui, então, que o Reino é como a rede que é lançada e que recolhe todo tipo de peixe; vários peixes, peixes bons e peixes não bons. Os pescadores puxam e depois selecionam aqueles bons peixes.

Meus irmãos, na nossa caminhada de fé, na barca da vida, na nossa caminhada cristã, é esta experiência que nós fazemos. Como evangelizadores, lançamos as redes; como peixes que também fomos ou somos, um dia nós também fomos pescados, fomos chamados por Nosso Senhor e, agora, somos chamados a lançar as redes.

Não se decepcione se, na sua rede, vierem peixes ruins, é assim mesmo! Nem sempre nós teremos êxito na nossa pescaria, nem sempre tudo vai dar certo. Quem o enganou, dizendo que tudo vai dar certo na vida? Nosso Senhor nos ensina, na Sua Palavra e com a Sua vida, que nem tudo, aparentemente, vai dar certo.
Um dia, nós também fomos pescados, fomos chamados por Nosso Senhor; agora, somos chamados a lançar as redes

A vida do próprio Jesus foi um aparente fracasso. Ele foi deixado, Ele foi crucificado, mas Ele tirou boas lições daquilo que foi ruim. Também nós, na nossa caminhada, podemos tirar e devemos tirar boas lições daquilo que foi ruim na nossa vida.

O Reino dos Céus vai ser assim: haverá o lançamento das redes e virão peixes de tudo quanto é tipo, mas, aí, depois, vem a seleção. Na sua caminhada de fé, na minha caminhada de fé, também assim aconteceu. Colhemos de tudo, mas depois fomos selecionando o que é bom, o que é essencial.

Jesus é o essencial! Que nós fiquemos com aquilo que é essencial na nossa vida. Busquemos o Senhor em primeiro lugar e estejamos a serviço do Seu Reino, sabendo que teremos derrotas e vitórias, teremos coisas boas e ruins, mas, no final, é Ele que sempre vence.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova



Nenhum comentário: