domingo, 7 de agosto de 2022

EVANGELHO DO DIA (Lc 12,32-48)

ANO "C" - DIA: 07.08.2022
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 32“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 33Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. 34Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater.

37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar.

39Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Viva a vontade de Deus em sua vida"

“Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lucas 12,47-48).

Hoje, domingo, dia do Senhor, Nosso Senhor, como no Evangelho de domingo passado, convida-nos ao desapego, convida-nos a termos o nosso apego unicamente a Ele.

No início do Evangelho, Jesus já dizia: “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai vos dar o Reino”. Então, Jesus conta a respeito da necessidade de buscá-Lo em primeiro lugar e de não estar preocupado tanto com as coisas do mundo; mas, ao mesmo tempo, é preciso estar vigilante.

E para falar dessa vigilância, Nosso Senhor contou esta parábola do empregado em que foi a ele confiado os bens, foi a ele confiado o cuidado dali; e, quando o patrão voltasse, ele precisaria ver aquele empregado realizando bem o seu trabalho. Então, Jesus continuou a contar essa parábola: feliz daquele empregado que, quando o patrão voltar, o encontrar realizando aquilo que ele precisava estar realizando. E infeliz daquele que recebeu a incumbência, recebeu um encargo, infeliz daquele que, infelizmente, não viveu a ordem do patrão, que não vigiou.
Se vivermos na vontade de Deus, teremos como prêmio a vida eterna

Meus irmãos, recebemos também um encargo, recebemos também um privilégio, recebemos também uma responsabilidade, que é a nossa vida. A sua vida, você precisa ser responsável por ela! Você já deu o passo, já assumiu uma vocação: a sua família. Seja fiel, cuide da sua família. Quando o Senhor voltar, que Ele te encontre realizando bem o seu trabalho: cuidando da sua família. Que o Senhor, ao voltar, que Ele me encontre vivendo aquilo que eu devo viver no meu sacerdócio. Que Ele te encontre vivendo aquilo que você deve viver.

O que nós devemos viver? Viver a santidade. Por isso, nós precisamos sempre estar atentos ao mal que devemos evitar e ao bem que nós devemos realizar. É uma regra de ouro — vamos dizer assim — para nós vivermos na vontade de Deus. E são várias as situações, é claro, que vão estar diante de nós, mas nós podemos escolher o bem ou o mal.

Nosso Senhor está voltando. O que eu devo fazer? Parece que a resposta é sempre óbvia, não é? E é óbvia: eu preciso fazer o bem! Por que não faz, então? Faça o bem sempre, não deixe para amanhã!

Pode ser que o Nosso Senhor nos chame, hoje, para prestarmos contas. Se nós não estivermos vigilantes, se nós não estivermos na vontade de Deus, infelizmente, teremos como prêmio o castigo. Se nós vivermos na vontade de Deus, teremos como prêmio a vida eterna.

Você quer o prêmio? Eu quero o prêmio! Queremos o prêmio? Queremos! Sejamos vigilantes, estejamos sempre na vontade de Deus!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: