quarta-feira, 3 de agosto de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mt 15,21-28)

ANO "C" - DIA: 03.08.2022
18ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”.

24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Humilhe-se na presença do Senhor"

“Diante disso, Jesus lhe disse: ‘Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!’ E, desde aquele momento, sua filha ficou curada” (Mateus 15,28).

Meus irmãos, deparamo-nos com este Evangelho, em que uma pagã, uma cananeia foi ao encontro de Nosso Senhor e pediu pela sua filha. Os cananeus faziam parte — quem não era da raça eleita, era pagão, era pagã —, então, essa mulher era uma pagã, mas acreditou no Senhor, foi ao encontro do Senhor e pediu pela sua filha, pediu com fé. E Nosso Senhor, mesmo dizendo a ela que Ele tinha vindo para os filhos de Israel, que não ficava bem tirar o pão dos filhos para dar aos cachorrinhos, aquela mulher deu uma resposta que tocou e comoveu o coração de Jesus: “Mas Jesus, pelo menos os cachorrinhos comem as migalhas!”. E, com aquela resposta, Jesus concedeu a graça àquela mulher.

Meus irmãos, na nossa caminhada de fé, também nos sentimos assim: excluídos. Os pagãos eram excluídos. Mas, mesmo assim, aquela mulher foi ao encontro do Senhor. Então, o primeiro passo que podemos dar: vamos ao encontro do Senhor.

Aquela mulher teve fé no Senhor, pediu a Ele. Já não bastava pedir, Nosso Senhor deu uma resposta, Jesus ignorou aquela mulher — diz aqui a Palavra —, mas ela insistiu. Olha só, quantos passos nós precisamos dar: ir ao encontro do Senhor; pedir ao Senhor; insistir. Ela foi humilhada, Jesus chamou ela de um animal, de uma cadela, mas, mesmo assim, ela insistiu: “Mas, Senhor, pelo menos as migalhas”.
Jesus também se humilha e vem ao encontro da sua humildade

Meu irmão e minha irmã, quantas vezes, na nossa caminhada, desistimos! “Ah, porque eu sou inferior”, “Porque não sou bem visto”, “Ah, não vou não, porque senão…”. E aquela mania de ser coitado, coitada, de vitimismo. Não seja e não se entregue ao vitimismo, mas se entregue a Deus, confie n’Ele!

Aquela mulher foi ao encontro do Senhor, aquela mulher pediu ao Senhor, aquela mulher insistiu, aquela mulher foi humilhada, mas ela alcançou a graça, por causa da sua fé, por causa da sua insistência.

Meu irmão e minha irmã, não desista! Não desista de caminhar com Deus, não desista de apresentar os seus pedidos a Nosso Senhor. Seja insistente! Ainda que você seja humilhado, como Nosso Senhor nos ensina? Os humilhados serão… Isso mesmo! Serão exaltados.

Humilhe-se na presença do Senhor. Nosso Senhor concedeu a graça àquela mulher. Será que, hoje, podemos “dobrar” o coração de Deus com os nossos pedidos, com a nossa humildade? Sim! Nosso Senhor não se aguenta, se assim posso dizer, com aqueles que se humilham na Sua presença. Se a pessoa se humilha na presença d’Ele, Ele também se humilha e vem ao encontro da sua humildade, da minha humildade. Humilhemo-nos na presença do Senhor!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: