terça-feira, 9 de agosto de 2022

EVANGELHO DO DIA (Mt 18,1-5.10.12-14)

ANO "C" - DIA: 09.08.2022
19ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.

10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Tenha em seu coração a pureza das crianças"

“Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: ‘Quem é o maior no Reino dos Céus?’ Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: ‘Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus’” (Mateus 18,1-3).

Meus irmãos, há um desejo, sim, no nosso coração de felicidade, não é? Há um desejo no nosso coração de vida plena, há um desejo de Céu. No fundo, no fundo, há um desejo no ser humano de Céu. É claro que, muitas pessoas, ao buscarem o Céu, infelizmente o buscam em lugares errados. Buscam a felicidade, buscam o prazer, imaginando que, no prazer, haverá felicidade. E nem sempre! Ou, então, é momentâneo: aquele momento de alegria na bebida e tantas outras drogas (porque a bebida também é uma droga), não é?

Mas, meus irmãos, a alegria verdadeira vem de Deus, a alegria verdadeira vem do Senhor. E quem é aquele que alcança essa alegria verdadeira, se não aquele que busca o Reino dos Céus e busca estar com Deus? O nosso desejo deve ser sempre de buscar a Deus e de estar com Ele. E os discípulos perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. Então, Jesus tomou uma criança e apresentou-a para eles como modelo. Para chegarmos à felicidade verdadeira, para chegarmos à alegria verdadeira, está aqui o exemplo: ser como uma criança.
Quem vai entrar no Reino dos Céus? Quem for santo e quem for puro como uma criança

O que Jesus nos chama a imitar na criança, senão a humildade, senão a simplicidade, senão a transparência? Já reparou como a criança solta as coisas? E solta várias verdades? Por causa da pureza, por causa da reta intenção.

Quem é o maior no Reino dos Céus? E quem alcança a felicidade? Aquele que vive a humildade, que vive a pureza, que vive a transparência, que vive o serviço ao próximo, ao irmão. Por isso, devemos ter como modelo, como Jesus apresentou aqui, as crianças. “Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”.

Peçamos, neste dia, que nós sejamos como crianças. E não é no sentido negativo — é evidente o que Jesus está dizendo aqui: de inocência, de ser mimado, mimada; não —, é no sentido desta pureza, de fato, é no sentido da humildade, da simplicidade e da transparência.

Seja transparente com Deus! Seja humilde com Deus! Seja transparente com seu irmão, com sua irmã! Seja humilde, seja simples com o seu próximo! É dessa forma que nós entraremos no Reino dos Céus.

Façamos uma avaliação da nossa vida: estamos vivendo a humildade? Estamos vivendo na simplicidade? Estamos sendo transparentes uns com os outros?

Quem vai entrar no Reino dos Céus? Quem for santo e quem for puro como uma criança! Dá-nos, Senhor, a pureza das crianças.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: