ANO "C" - DIA: 25.08.2022
21ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Sirva ao próximo com amor"
“Ficais atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada” (Mateus 24,42-43).
Meu irmão, minha irmã, estamos aí nos encaminhando para o final do Evangelho de Mateus. E como eu já dizia há alguns dias, e como revela o Evangelho, encaminha-se aí para o final dos tempos; o Evangelho mostra o tempo do juízo, então, é um tempo de vigilância, é um tempo de atenção. “Ficais atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor”.
Qual é o dia que virá o Senhor? Não sabemos. Ele pode vir hoje mesmo, pode vir amanhã, pode vir daqui a 10 anos, a 100 anos. Certo é que precisamos estar preparados para o Senhor voltar.
E, depois, o Senhor ainda contou uma parábola, uma história dizendo do empregado fiel e do empregado mau. O empregado fiel é responsável, e ele vai cuidar dos demais empregados dando a comida na hora certa. Já o empregado mau bate no outro, faz o mal ao outro, come, bebe e, no dia que o Senhor voltar, vai então verificar que aquele empregado não viveu aquilo que ele tinha que viver.
Ajuda-nos, Jesus, a vigiar, a servir por amor e no amor
Meus irmãos, todos nós somos filhos de Deus, somos todos responsáveis pela nossa vocação, pela nossa caminhada. E como responsáveis que somos, como empregados que somos do Senhor, também devemos servir aos nossos irmãos. Somos empregados servidores, somos filhos de Deus, servidores. E o Senhor, quando voltar, deseja que estejamos atentos, deseja que estejamos vigilantes. De que forma o cristão está vigilante? Na oração. De que forma o Senhor, o cristão está vigilante? No serviço aos irmãos.
Quem não vive para servir não serve para entrar no Reino dos Céus. Temos que servir, temos que amar Nosso Senhor. Como servir? Como vigiar, padre? Nas coisas simples do dia a dia, na oração, na vida sacramental, no trabalho honesto, na evangelização comprometida, no serviço de amor discreto ao próximo que só o Pai vê.
Somos contratados pelo Reino de Deus, fomos contratados por Nosso Senhor. Onde estivermos, vivamos o serviço a Deus, amemos o irmão, amemos o nosso próximo, porque o Senhor vai voltar, e que Ele nos encontre vigilantes, que Ele nos encontre servindo aos nossos irmãos, vivendo aquilo que nós devemos viver. Ajuda-nos, Jesus, a vigiar, a servir por amor e no amor.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário